Acadêmicos de Arquitetura e Engenharia Civil da URI realizam viagem de estudos a Brasília

        Acadêmicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da URI realizaram uma viagem de estudos a Brasília, acompanhados pelos professores Ivana Karine Aver e Gilson Francisco Paz Soares. Foi uma grande oportunidade de conhecer a cidade projetada por Lucio Costa, com seu imponente traçado vencedor do concurso para a capital federal.

        Também puderam vivenciar os espaços projetados por Oscar Niemeyer, como o Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty e Memorial JK, além de percorrer o interior de uma das superquadras para compreender o modo de vida pensado pelos arquitetos.

        Na arquitetura, a cidade também se destaca pelas edificações de caráter religioso, como o Templo da Boa Vontade, a Catedral Metropolitana e o Santuário Dom Bosco, visitados pelos acadêmicos.

        O paisagismo também é muito importante na constituição da cidade, caracterizada pelo clima quente e seco. Os jardins de Burle Marx, junto ao eixo monumental, e o Parque da Cidade, considerado o maior parque urbano do mundo, são exemplos da importância não só com os aspectos estéticos, mas também com a qualidade de vida na cidade.

        De acordo com a professora Ivana, a capital do país foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1987, e é um dos grandes marcos urbanísticos e arquitetônicos que caracterizam o Modernismo. “Conhecê-la percorrendo suas vias e adentrando nas edificações mais relevantes é fundamental para que os acadêmicos compreendam a ideia de seus arquitetos, que transformaram em poucos anos uma área desocupada em uma das cidades mais importantes do mundo”, finalizou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais