Município lança consulta popular para conhecer vontade da comunidade quanto adoção do turno único

O município de Erechim realiza entre os dias 30 de outubro a 3 de novembro uma consulta popular para conhecer a vontade da comunidade, quanto a adoção ou não do turno único de trabalho nos órgãos do Executivo municipal, conforme decreto 4.534.

A consulta será realizada através do site oficial da prefeitura www.pmerechim.rs.gov.br. Para votar será preciso informar o número do Título de Eleitor, observando que terá validade no encerramento da consulta, se houver a participação de, no mínimo 20% dos eleitores das Zonas Eleitorais 020 e 148, localizadas em Erechim. Cada pessoa poderá votar apenas uma vez, pois na tentativa de duplicidade, o sistema não permitirá uma nova votação. O voto será secreto com valor igual para todos os cidadãos.

No caso do resultado final da Consulta Popular ser favorável ao funcionamento das repartições em turno único, o horário realizado será das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. O turno ininterrupto de trabalho por seis horas será realizado por todas as repartições públicas municipais, com exceção das vinculadas à Secretaria Municipal de Educação e de Saúde. A Diretoria de Trânsito e a Procuradoria-geral do município permanecerão em funcionamento em dois turnos, com horários diferenciados que serão definidos em Ordem de Serviço. O horário com oito horas, em dois turnos, é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

No sistema da consulta que será aberto dentro do site da prefeitura, o cidadão terá que responder aos questionamentos indicados como opção 1 ou 2, respondendo a seguinte pergunta:

Na sua opinião, o serviço público municipal de Erechim deve funcionar:

1 – Por seis horas ininterruptas, através de turno único, das 7h às 13h.

2 – Por oito horas, em dois turnos, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

O secretário municipal de Administração, Valdir Farina, lembra que os serviços em turno único serão realizados até o final da atual gestão (31/12/2020) ou até possíveis inconsistências apontadas pelo Tribunal de Contas do RS (TCE-RS).

A consulta popular, a respeito da adoção do turno único na administração municipal de Erechim é inédita e visa respaldar o encaminhamento de projeto de lei que regulamentará o possível horário de funcionamento das repartições públicas, vinculadas ao Executivo municipal. A medida administrativa decorre da postulação do Sindicato dos Municipários de Erechim (SIME), com a justificativa de que com a adoção de um turno único de trabalho, haverá economia aos cofres públicos, otimizando a atividade administrativa e mantendo a qualidade do atendimento ao público.   

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais