Mais um curso da Nova Ortografia tem início na URI

Com objetivo de atualização no que diz respeito à escrita, mais um grupo de profissionais e estudantes de diferentes áreas está participando, desde segunda-feira, 22, do Curso da Nova Ortografia da Língua Portuguesa, uma promoção da URI Erechim, tendo em vista a obrigatoriedade da nova ortografia desde 1º de janeiro de 2016.

O curso de extensão – ministrado por Cássio Lucas sob coordenação da professora Lúcia Balvedi Pagliosa – tem duração de 20 horas e é realizado de forma intensiva, de segunda a sexta-feira. Nele são abordados as alterações e uso do alfabeto, das regras de acentuação gráfica, do trema e do hífen, bem como outros tópicos relacionados. Na primeira aula, os participantes já tiveram contato com conteúdos essenciais para melhor compreensão do que mudou, realizando exercícios práticos para consolidar o aprendizado. Entre os participantes desta nova edição do Curso está o mexicano Rodolfo Martinez Calles, que está no Rio Grande do Sul e decidiu aperfeiçoar sua escrita da língua portuguesa a qual vem dedicando estudos há algum tempo.

O mais recente Acordo Ortográfico, cujo texto oficial foi assinado por países lusófonos em 1990, entrou em vigor, no Brasil, em 2009, com um prazo de adaptação de 4 anos, que foi prorrogado por mais 3 anos. Em janeiro de 2016 a nova ortografia entrou em plena vigência, passando a ser a única forma correta de escrever em língua portuguesa.

Nesse contexto, há uma preocupação, por parte dos usuários da modalidade escrita da língua, em adaptar-se à forma correta de escrever, seja para produzir textos diariamente ou para participar de concursos que exigem domínio das novas regras da ortografia. Além desse curso intensivo, já em sua 8ª edição, a URI Erechim promoveu, desde 2009, diversas atividades sobre o tema, tais como palestras, oficinas e minicursos.

Comentários estão fechados.