Candidatas à Rainha da Frinape 2018 participam de palestra sobre conhecimentos gerais e história regional

Evento contou com a participação das Princesas Étnicas, Princesa Nativa e Prenda e também com um workshop de maquiagem

Mais um sábado de muito conhecimento. Assim foi o dia 21 de julho para as candidatas à Rainha da Frinape 2018, Princesas Étnicas, Princesa Nativa e Prenda. Durante todo o dia, elas participaram de palestra sobre conhecimentos gerais e história regional, preparando as candidatas para a prova escrita que será realizada no dia 4 de agosto, com os historiadores Neusa Cidade Garcez e Enori Chiaparini e um workshop sobre maquiagem com Fran Perez. O evento encerrou com uma atividade com os educadores físicos e professores da URI Erechim Bruno Faleiro e Alessandra Dalla Rosa da Veiga.

Os historiadores e pesquisadores Neusa Cidade Garcez e Enori Chiaparini deram uma aula sobre a história regional e do município, ao longo destes 100 anos. Abordaram a vinda dos povos do outro lado do oceano para o Brasil e para a região do Alto Uruguai e também das Colônias Velhas – região da Serra Gaúcha -, enfocando na miscigenação de grupos humanos vindos dos mais diferentes lugares e a união como os índios, caboclos e negros. Foi explanado sobre a ocupação e a colonização da região, a influência da doutrina positivista na colonização e o papel da Comissão de Terras para a recepção aos imigrantes, a criação da Colônia Erechim assinada por Torres Gonçalves, a construção da ferrovia, as primeiras riquezas da região, os pinheiros e a erva-mate, os ciclos econômicos que impulsionaram o desenvolvimento, do ciclo da madeira e do trigo, à industrialização, com a criação do Distrito Industrial, da agricultura de subsistência ao agronegócio, e as mudanças no perfil da cidade com a vinda da BR 153 que proporcionou a chegada de grandes estabelecimentos comerciais, tais como Grazziotin, Incosul e JH Santos.

Segundo Enori Chiaparini, um dos grandes orgulhos dos erechinenses está no seu traçado e planejamento urbano que se diferencia da maioria das cidades do interior gaúcho. As largas avenidas e ruas despertam a atenção de quem aqui chega. O destaque está na sua semelhança com Washington, Paris, Buenos Aires e com a mineira Belo Horizonte. As candidas, princesas e prendas receberam da ACCIE o livro Erechim: Retratos do Passado, Memórias do Presente, editado pela entidade em 2012, em comemoração aos 94 anos da Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim e aos 95 anos de emancipação política de nosso município.. A obra com 308 páginas é composta de fotografias e narrativas apresentando a história da colonização do município de Erechim, resgatando o passado e contextualizando o presente. Elas também receberam um  polígrafo com informações sobre as Frinapes.

A APARÊNCIA REVELA QUEM VOCÊ É

Após o almoço, foi realizado um workshop onde a designer de moda, consultora de estilo e maquiadora Fran Perez deu uma aula de como se maquiar, iniciando com a preparação da pele às dicas de como ficar mais bela. Segundo ela, 11 segundos bastam para se fazer a leitura das pessoas. “Nesse curto espaço de tempo definimos se ela é amigável, atraente, tem personalidade, confiabilidade, credibilidade … nível de sucesso”, afirmou. Por isso, conforme falou, é a imagem pessoal é muito importante, pois sua aparência revela quem você é.

No final, para descontrair, o professor e educação física Bruno Faleiro desenvolveu atividades de descontração e integração com as candidatas, princesas e prendas. Foi um encerramento divertido e de muita alegria.

Comentários estão fechados.