Quanto imposto você paga ao convidar amigos para o churrasco?

I
Vou fazer um breve raciocínio para tentar demostrar quanto se paga de imposto para os governos, seja ele federal, estadual ou municipal. Digamos que neste final de semana você resolva convidar amigos para fazer um churrasco: Se pegar o celular e ligar para fazer o convite, já paga 33,08% do aparelho e 48,28% na ligação. Se seus convidados vierem de automóvel, pagam 35,27 % de imposto ao comprar o carro e 50% pelo combustível. Se você fizer o churrasco à noite tem mais 48% de tributos sobre a energia elétrica. Se tomar uma cerveja, vai pagar 55,5% de imposto; Se resolver trocar a cerveja por chope, paga 62,20%. Na sobremesa, vai pagar no açúcar 30,60%. Na água que utilizar, mais 24%, nas toalhas e na própria roupa, são 34,27%. Mas se os seus convidados quiserem economizar combustível, o desgaste do carro e resolverem ir de bicicleta, pagarão 45,93% de imposto.

II
Diante da atual situação que estamos vivendo neste momento no Brasil, aonde a sociedade brasileira não aguenta mais pagar tantos impostos, a população começa se rebelar contra o sistema tributário.
Há 227 anos, Tiradentes se rebelou contra Portugal devido ao povo brasileiro ter de pagar 20 % de imposto em tudo o que produzia no Brasil e acabou sendo enforcado esquartejado, e as partes de seu corpo foram expostas ao povo, que depois se rebelou contra os portugueses e D. Pedro proclamou a independência do Brasil.
Na época em que éramos colônia de Portugal já se cobrava um imposto abusivo de 20% e de lá pra cá, as coisas só pioraram. Hoje estamos pagando mais que o dobro do que era cobrado na época. Está mais do que na hora de surgir um novo D. Pedro, pois temos milhares de Tiradentes morrendo enforcado pelos altos tributos e juros. Até aceitaria todos esses impostos se ao menos, houvesse retorno para a população.

 

Por Egidio Lazzarotto

Comentários estão fechados.