Erechim sediará Conferência Regional da Agricultura em uma Sociedade Urbanizada

Evento que ocorre na sexta-feira (25), acontece em preparação a III Conferência Internacional Agricultura em uma sociedade urbanizada-AGURB

A “Conferência Regional da AGURB – alimentos saudáveis para o campo e a cidade” ocorre na próxima sexta-feira, 25 de maio, no auditório do bloco B da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A conferência regional é uma etapa preparatória a “III Conferência Internacional Agricultura em uma Sociedade Urbanizada – AGURB”.  O evento é promovido pelo SUTRAF-AU, pela UFFS, UERGS, UFRGS, IFRS e Unicafes. Com apoio da FETRAF-RS, Cecafes, NIPEAS.
O debate reunirá lideranças, pesquisadores, agricultores familiares e consumidores para discutir os aspectos ligados a produção e consumo de alimentos.
Confira a programação:
9h30min- Abertura
9h45min- Painel I – O contexto histórico da produção e comercialização de alimentos na região do Alto Uruguai – com Lino de Davi (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul)
10h30min- Painel II – Desafios e Perspectivas da Segurança Alimentar – com o professor Sergio Schneider (UFRGS)
11h30min – Debate
12h30min – Almoço
14h – Painel III – O contexto histórico da organização sindical e cooperativas na região do Alto Uruguai – com Rui Alberto Valença (FETRAF-RS) e Gervasio Plucinski (Unicafes)
15h – Painel IV – Os desafios para a organização e cooperação no campo e na cidade – com Pedro Ivan Christoffoli (UFFS)
16H – Debate
 
Histórico
A Conferência Internacional Agricultura em uma Sociedade Urbanizada – AGURB foi realizada em sua primeira edição em abril de 2012 na Holanda, tendo como tema “Agricultura multifuncional e as relações rurais-urbanas. Já a 2ª Conferência ocorreu em 2015 em Roma apresentando o tema “A reconexão da agricultura e das cadeias alimentares às necessidades sociais”. O objetivo do evento é de discutir novas estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos para o século XXI.
O Brasil foi escolhido para sediar a 3ª edição da Conferência em 2018, na cidade de Porto Alegre. Esta escolha também representa o reconhecimento do papel da agricultura e da produção alimentar de nosso país no contexto mundial, assim como do papel ativo da comunidade de estudiosos, ativistas da sociedade civil e agentes de políticas públicas na promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.
O evento acontece de 17 a 21 de setembro. Os interessados em participar da etapa regional devem procurar as entidades promotoras para fazerem suas inscrições (vagas limitadas). Mais informações por meio do site www.agricultureinanurbanizingsociety.com

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais