Erechim sediará Conferência Regional da Agricultura em uma Sociedade Urbanizada

Evento que ocorre na sexta-feira (25), acontece em preparação a III Conferência Internacional Agricultura em uma sociedade urbanizada-AGURB

A “Conferência Regional da AGURB – alimentos saudáveis para o campo e a cidade” ocorre na próxima sexta-feira, 25 de maio, no auditório do bloco B da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A conferência regional é uma etapa preparatória a “III Conferência Internacional Agricultura em uma Sociedade Urbanizada – AGURB”.  O evento é promovido pelo SUTRAF-AU, pela UFFS, UERGS, UFRGS, IFRS e Unicafes. Com apoio da FETRAF-RS, Cecafes, NIPEAS.
O debate reunirá lideranças, pesquisadores, agricultores familiares e consumidores para discutir os aspectos ligados a produção e consumo de alimentos.
Confira a programação:
9h30min- Abertura
9h45min- Painel I – O contexto histórico da produção e comercialização de alimentos na região do Alto Uruguai – com Lino de Davi (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul)
10h30min- Painel II – Desafios e Perspectivas da Segurança Alimentar – com o professor Sergio Schneider (UFRGS)
11h30min – Debate
12h30min – Almoço
14h – Painel III – O contexto histórico da organização sindical e cooperativas na região do Alto Uruguai – com Rui Alberto Valença (FETRAF-RS) e Gervasio Plucinski (Unicafes)
15h – Painel IV – Os desafios para a organização e cooperação no campo e na cidade – com Pedro Ivan Christoffoli (UFFS)
16H – Debate
 
Histórico
A Conferência Internacional Agricultura em uma Sociedade Urbanizada – AGURB foi realizada em sua primeira edição em abril de 2012 na Holanda, tendo como tema “Agricultura multifuncional e as relações rurais-urbanas. Já a 2ª Conferência ocorreu em 2015 em Roma apresentando o tema “A reconexão da agricultura e das cadeias alimentares às necessidades sociais”. O objetivo do evento é de discutir novas estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos para o século XXI.
O Brasil foi escolhido para sediar a 3ª edição da Conferência em 2018, na cidade de Porto Alegre. Esta escolha também representa o reconhecimento do papel da agricultura e da produção alimentar de nosso país no contexto mundial, assim como do papel ativo da comunidade de estudiosos, ativistas da sociedade civil e agentes de políticas públicas na promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.
O evento acontece de 17 a 21 de setembro. Os interessados em participar da etapa regional devem procurar as entidades promotoras para fazerem suas inscrições (vagas limitadas). Mais informações por meio do site www.agricultureinanurbanizingsociety.com

Comentários estão fechados.