Ipiranga do Sul é beneficiado com Programa Sementes Banrisul

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Ipiranga do Sul pelo quarto ano consecutivo adere ao Programa Sementes Banrisul, que conta com apoio da Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), como instituição organizadora do grupo Caminho das Flores Cores e Sabores, beneficiado pelo programa. O Programa Sementes Banrisul, criado em 2008, tem por objetivo orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Visa ainda contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, bem como auxiliar na geração de renda nas comunidades nas quais o Banrisul está inserido. Esse programa conta com diversas variedades de sementes, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, a serem destinadas para projetos que valorizem a agricultura sustentável.

O projeto é desenvolvido com o objetivo de estimular a produção de alimentos para o autoconsumo, ampliando a diversidade, quantidade e qualidade dos alimentos produzidos nas hortas domésticas, possibilitando uma alimentação saudável, além de promover e resgatar formas de cultivo que venham ao encontro da sustentabilidade e do manejo integrado, bem como da adoção de boas práticas de produção das hortas domésticas, sensibilizando para a importância de um alimento limpo e de qualidade. O programa visa ainda incentivar a organização e embelezamento das propriedades rurais, contribuindo com as questões de qualidade de vida, autoestima e permanência das famílias no meio rural.

O grupo Caminho das Flores Cores e Sabores, beneficiado com as sementes recebidas em Ipiranga do Sul, desde 2008 atua no município com atividade de Turismo Rural, formado por famílias de agricultores familiares e gerenciado pelas mulheres, recebe visitas de grupos organizados pré-agendados. As propriedades do grupo apresentam aos visitantes o paisagismo rural integrado às demais atividades agropecuárias desenvolvidas pelas famílias.

As propriedades têm presente ações de resgate e cultivo de plantas nativas e permanentes, plantas medicinais, condimentares e aromáticas, bem como hortas e pomares que garantem a sustentabilidade das famílias. O cultivo de alimentos para o autoconsumo faz parte das atividades nas propriedades rurais do Grupo Caminho das Flores Cores e Sabores, assim como nos demais grupos organizados pelas mulheres no município, entre eles nove Clubes de Mães e grupo do Programa Socioassistencial, onde 50 famílias rurais são incentivadas e orientadas sobre a importância da produção de alimentos e da agrobiodiversidade.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.