Votos de congratulações ao bombeiro e artista Dair Gutowski

O presidente do Legislativo, Rafael Ayub (MDB), e a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) realizaram, na última quinta-feira (22), a entrega de Votos de Congratulações ao soldado do Corpo de Bombeiros de Erechim Dair Gutowski. No final do ano passado, em virtude do cinquentenário da instituição, Gutowski construiu voluntariamente uma estátua, que se encontra exposta no pátio da corporação.

A obra, feita em concreto, retrata um ato de heroísmo para salvar a vida justamente de um super-heroi: um bombeiro resgata o Superman e o carrega em seus ombros. Com aproximadamente quatro toneladas, a escultura foi esculpida de uma maneira pouco convencional e bastante minuciosa. Para garantir a riqueza de detalhes, Gutowski utilizou uma faca de cozinha para esculpi-la durante dois anos e um mês – abrindo mão, inclusive, de suas folgas para dar continuidade ao projeto.

Mesmo com pouco tempo de exposição, a estátua já é um grande sucesso entre a população, que faz questão de registrar fotos ao lado do heroico bombeiro. Tanto, que também mereceu o reconhecimento do Legislativo Municipal, o que orgulha o escultor, que, autodidata, nunca havia feito qualquer obra dessa natureza. “Pesquisei uma imagem na internet e fiz apenas uma versão pequena dela para me basear. Fico agradecido e feliz pelo reconhecimento a esse trabalho”, afirma o soldado.

Proponente da homenagem, Sandra faz questão de enaltecer o trabalho e a entrega do artista. “Queremos reconhecer seu talento, isso é um dom. A comunidade erechinense parabeniza o Dair por essa obra, que já é um ponto turístico do município”, elogia a vereadora, acompanhada pelo presidente. “Essa homenagem é um reconhecimento sincero a uma obra sensacional”, destaca Ayub.

Dados técnicos da obra

– Peso: 4,893 Kg

– Projeto e pesquisa: 276 horas

– Mão de obra (escultura): 11.520 horas voluntariamente trabalhadas

– Mão de obra (pintura): 283 horas

– Tempo de construção: dois anos e um mês

– Tamanho: 2,45 metros de altura

Comentários estão fechados.