Programa Atitude Ativa da ACCIE promove palestra com o deputado federal Luis Carlos Heinze

Encontro com lideranças empresariais será realizado nesta quinta-feira, 25, às 17 horas, no Polo de Cultura

A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim convida seus associados e público em geral para assistir a palestra do Deputado Federal Luis Carlos Heinze, na próxima quinta-feira, 25 de janeiro, às 17h, no Polo de Cultura. O tema será: “Possibilidades de reativação da linha férrea e o desenvolvimento regional”. A atividade está inserida no Programa Atitude Ativa, da ACCIE, que tem como proposta debater temas relevantes para empresários e o desenvolvimento de toda a região.

ATIVIDADE PARLAMENTAR DO PALESTRANTE

Quando o assunto é agricultura, pecuária ou qualquer outro tema ligado ao campo, o primeiro nome que é lembrado é do deputado federal Luis Carlos Heinze. “Defender o setor rural é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos urbanos. É gerar empregos e renda nas cidades”. Essa é a visão que guia a atuação desse gaúcho de 67 anos, natural de Candelária e que construiu sua carreira política nas lutas classistas em defesa dos produtores rurais.

Já no primeiro mandato como deputado federal – 1999/02 – assumiu a presidência da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados e ficou conhecido nacionalmente quando enfrentou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST – e impôs um novo rito às desapropriações de terras para a reforma agrária – MP das Invasões. Desde então, nos quase 18 anos de mandato, muitos outros temas que melhoraram a atividade agropecuária passaram pelas mãos desse progressista, como a lei do seguro agrícola, o refinanciamento das dívidas agrícolas, a liberação dos transgênicos, a isenção do PIS e Cofins dos alimentos e dos produtos agrícolas, os novos programas e taxas de juros menores para o crédito rural, as mudanças no Código Florestal.

As ações para conter o avanço nas demarcações de terras indígenas e garantir o direito à propriedade evidenciam os trabalhos mais recentes do deputado Heinze. Para o futuro, além de temas tradicionais como educação, saúde e segurança, está a expansão do crédito rural, uma política agrícola mais eficiente, mais recursos para o seguro agrícola, a redução dos tributos incidentes sobre os alimentos, a garantia do preço mínimo e a eficácia dos mecanismos de comercialização, os defensivos e medicamentos veterinários genéricos e a redução da dependência internacional de fertilizantes.

HISTÓRICO POLÍTICO

Foi prefeito de São Borja na gestão 93/96. Em 1998 foi eleito para o primeiro mandato com 63.606 votos. Em 2002, foi reeleito com 132.395 votos. Quatro anos depois foi reconduzido ao cargo com 205.734 votos – o deputado mais votado do seu partido, o segundo do Rio Grande do Sul. Em 2010 Heinze foi reeleito para o quarto mandato com 180.403 votos – o terceiro deputado mais votado do Rio Grande do Sul e, novamente, o primeiro do seu partido. Na última eleição, concorrendo ao quinto mandato consecutivo, Luis Carlos Heinze foi o deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul com 162.462 votos – um campeão de votos.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.