Secretaria Municipal de Saúde loca aparelho para atender bebê prematuro

O bebê de Erechim, que nasceu com extrema prematuridade e permaneceu na UTI Neonatal do Hospital Santa Terezinha por vários meses, precisou ser deslocado para tratamento em outubro, para Porto Alegre. Para providenciar o retorno do menino com segurança para Erechim, a Secretaria de Saúde recebeu laudo do Hospital de Clínicas, solicitando com urgência, o aparelho Bilevel (BIPAP).

Para isso, a secretaria adotou as medidas pertinentes, observando os trâmites legais para locar o aparelho, que é fornecido pelo Estado, mediante processo administrativo. No entanto, visando dar celeridade ao tratamento a pasta providenciou, através de locação, o aparelho, visando agilizar o retorno do paciente.

Pelo quadro clínico, o menino só poderia dar alta hospitalar mediante a disponibilização do Bilevel, destinado a dar suporte ventilatório domiciliar. O equipamento foi entregue na segunda-feira (18), e a transferência do paciente está prevista para quinta-feira.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Jackson Arpini, a pasta adotou todas as medidas cabíveis para proporcionar o retorno o mais breve possível. “Monitoramos o caso diariamente na busca do melhor encaminhamento, no intuito de atender as necessidades do recém-nascido e, com isso, possibilitar seu retorno ao lar, ” pontuou.

No mês de outubro, o bebê foi transferido para realizar exames de maior complexidade, denominado Fibrobroncoscopia, realizado em poucos hospitais. Por isso, o paciente foi transferido, via Central de Leitos SUS, para o Hospital de Clínicas, na Capital gaúcha.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais