Deputado Paparico Bacchi recepciona líderes femininas da região Nordeste

Integrantes do projeto "As Rosas Falam" foram recebidas na Assembleia Legislativa

O deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, defende o protagonismo das mulheres no desenvolvimento dos municípios. Ao recepcionar prefeitas, vereadoras, secretárias municipais e primeiras-damas da Associação de Municípios do Nordeste Rio Grandense, Paparico Bacchi afirmou que as líderes femininas têm inteligência para resolver problemas, sensibilidade para encontrar soluções e capacidade para criar e gerenciar projetos voltados ao bem-estar das pessoas e ao fortalecimentos dos setores estruturantes das comunidades.

Encontro histórico

Paparico Bacchi foi o anfitrião da visita guiada do grupo de mulheres da região Nordeste ao Parlamento gaúcho nesta segunda-feira (21). O encontro histórico ocorreu no plenário 20 de Setembro – palco de votação dos projetos que tramitam pelo Poder Legislativo estadual. Na ocasião o parlamentar convidou as visitantes que integram o projeto “As Rosas Falam” para que sentassem nas cadeiras destinadas aos deputados eleitos e pediu para que todas experimentassem a sensação de ser deputada por um dia.

“É uma nobre missão delegada pelo poder do voto popular. Nesta Casa são debatidos, aprovados ou rejeitados projetos que impactam na vida de todas as famílias. Eu estou aqui por que a região Nordeste colocou-me entre os 55 parlamentares desta 55ª Legislatura e tenho trabalhado muito para retribuir a confiança recebida”, ressaltou o deputado ao falar para as convidadas.

Presença feminina

Sobre a presença feminina na política, Paparico Bacchi lembrou o período em que foi prefeito do município de São João da Urtiga. Segundo o parlamentar as mulheres que integraram a sua administração – 2009/2016 – foram as responsáveis pelos resultados positivos da sua gestão, marcada pela austeridade no controle de gastos públicos e eficiência dos mecanismo de arrecadação.

“O Rio Grande do Sul tem pressa e vocês podem ajudar na recuperação do nosso Estado. As mulheres ajudaram na transformação de São João da Urtiga e eu acredito que muitas de vocês podem fazer o mesmo nas suas comunidades. Ocupem seus espaços, transformem suas ideias em ações e projetos, acreditem na força feminina e continuem trabalhando pelas famílias”, estimuliou Paparico Bacchi.

No roteiro as líderes femininas da região Nordeste conheceram ainda aspectos históricos do Palácio Piratini, ritos de funcionamento da casa legislativa e visitaram gabinetes parlamentares.

Comitiva

A comitiva esteve formada pelas prefeitas Jusene Peruzzo (Santa Cecília do Sul), Dirlei Bernardi (Maximiliano de Almeida), primeira-dama de Sananduva Maria Lucia Tonial Foscarini, que liderou o grupo formado pelas representantes dos seguintes municípios: Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiaçá, Ibiraiaras, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara e Tupancí do Sul e Vila Lângaro.

Governador recebe comitiva

Acompanhadas pelos deputados Paparico Bacchi e Franciane Bayer, as prefeitas e primeiras-damas da Amunor foram recebidas pelo governador Eduardo Leite. O encontro ocorreu no Palácio Piratini na manhã desta quarta-feira (22) e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.

Paparico Bacchi apresentou a comitiva ao governador, enquanto Franciane Bayer destacou a importância da mulher na sociedade e elogiou a organização do movimento “As Rosas Falam”. As prefeitas Jusene Peruzzo (Santa Cecília do Sul), Dirlei Bernardi (Maximiliano de Almeida), apresentaram demandas regionais e pediram atenção de Eduardo leite para questões de infraestrutura e saúde pública na região Nordeste. A primeira-dama de Sananduva, Maria Lucia Tonial Foscarini, entregou convite para a Exposananduva 2020 e foi acompanhada pelas primeiras-damas que também entregaram convites dos municípios.

Em sua manifestação, Eduardo Leite disse que não lhe faltam carinho e atenção com as demandas, inclusive aquelas apresentadas com apoio dos deputados da base aliada, citando e agradecendo os deputados Paparico Bacchi e Franciane Bayer. Porém, ressaltou que falta dinheiro para executar obras e garantir o pagamento integral dos salários dos servidores públicos.

“Infelizmente, ao longo de décadas, o Rio Grande do Sul não foi gerenciado como merecia. Hoje sofremos as consequência disso e precisamos trabalhar muito para recuperarmos a confiança e capacidade de investimentos”, ponderou o governador.

Avaliação positiva

As prefeitas Jusene Peruzzo, Dirlei Bernardi e a primeira-dama de Sananduva Maria Lucia Tonial Foscarini, avaliaram positivamente as ações realizadas em Porto Alegre.

“Concluímos parte importante do projeto As Rosas Falam. Nossa meta foi unir as primeiras-damas, elevar a autoestima delas e promover o empoderamento feminino. Com estas visitas que realizamos e pela experiência conquistada nas audiência que mantivemos, podemos afirmar que voltamos para casa revitalizadas e com energia renovada para ampliar nossas ações”, afirmou a prefeita Jusene Peruzzo.

Comentários estão fechados.