Saúde Ocupacional da Unimed e assessoria para o atendimento ao eSocial

Adriana Biasi, e Cleusa Teresa Daronch

Na manhã desta segunda-feira (22) o tema Saúde Ocupacional da Unimed e assessoria para o atendimento ao eSocial, foi assunto de entrevista na Rádio Cultura FM. Adriana Biasi, Gerente de Operações e Negócios, Alessandra Sonda, Gerente de Desenvolvimento, Serviços Próprios e Inovação e Juliana Gava Goulart, Supervisora do Serviço de Saúde Ocupacional, esclareceram questionamentos.

O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. A partir da regulamentação da Emenda Constitucional n° 72/2013, a versão terá caráter obrigatório e outros recursos estarão disponíveis para que o empregador possa cumprir com suas obrigações. Quando for implantado em sua totalidade, o eSocial será estendido aos demais empregadores, pessoas físicas e jurídicas, trazendo diversas vantagens em relação à sistemática atual.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Ministério da Previdência – MPS, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. O Ministério do Planejamento também participa do projeto, promovendo assessoria aos demais entes na equalização dos diversos interesses de cada órgão e gerenciando a condução do projeto, através de sua Oficina de Projetos.

No mercado há 13 anos, a Saúde Ocupacional da Unimed Erechim conta com o suporte de oito médicos, fonoaudióloga, enfermeira, técnicas de enfermagem, técnicos de Segurança no Trabalho, engenheiros, ergonomista e psicólogo. Atualmente, mais de 300 empresas já contam com o auxílio destes profissionais para o cumprimento da legislação de saúde e segurança do trabalho.

Além da assessoria para o atendimento ao eSocial, o serviço oferece suporte nos principais programas exigidos pela legislação, como o acompanhamento pericial médico e técnico, treinamento de CIPA (NR-5), EPI’s (NR-6), PCMSO (NR-7), PPRA (NR-9), treinamento de segurança para operador de empilhadeira e trator (NR-11), segurança do trabalho em máquinas e equipamentos (NR-12), LTCAT (NR-15), PTA (NR-18), inflamáveis e combustíveis (NR-20), treinamento de Brigada de Incêndio (NR-23), treinamento de segurança para espaço confinado (NR-33) e trabalho em altura (NR- 35), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), SIPATS, entre outros.

As atividades relacionadas ao eSocial também fazem parte das comemorações dos 47 anos da Unimed Erechim.

 

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais