Saúde Ocupacional da Unimed e assessoria para o atendimento ao eSocial

Adriana Biasi, e Cleusa Teresa Daronch

Na manhã desta segunda-feira (22) o tema Saúde Ocupacional da Unimed e assessoria para o atendimento ao eSocial, foi assunto de entrevista na Rádio Cultura FM. Adriana Biasi, Gerente de Operações e Negócios, Alessandra Sonda, Gerente de Desenvolvimento, Serviços Próprios e Inovação e Juliana Gava Goulart, Supervisora do Serviço de Saúde Ocupacional, esclareceram questionamentos.

O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. A partir da regulamentação da Emenda Constitucional n° 72/2013, a versão terá caráter obrigatório e outros recursos estarão disponíveis para que o empregador possa cumprir com suas obrigações. Quando for implantado em sua totalidade, o eSocial será estendido aos demais empregadores, pessoas físicas e jurídicas, trazendo diversas vantagens em relação à sistemática atual.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Ministério da Previdência – MPS, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. O Ministério do Planejamento também participa do projeto, promovendo assessoria aos demais entes na equalização dos diversos interesses de cada órgão e gerenciando a condução do projeto, através de sua Oficina de Projetos.

No mercado há 13 anos, a Saúde Ocupacional da Unimed Erechim conta com o suporte de oito médicos, fonoaudióloga, enfermeira, técnicas de enfermagem, técnicos de Segurança no Trabalho, engenheiros, ergonomista e psicólogo. Atualmente, mais de 300 empresas já contam com o auxílio destes profissionais para o cumprimento da legislação de saúde e segurança do trabalho.

Além da assessoria para o atendimento ao eSocial, o serviço oferece suporte nos principais programas exigidos pela legislação, como o acompanhamento pericial médico e técnico, treinamento de CIPA (NR-5), EPI’s (NR-6), PCMSO (NR-7), PPRA (NR-9), treinamento de segurança para operador de empilhadeira e trator (NR-11), segurança do trabalho em máquinas e equipamentos (NR-12), LTCAT (NR-15), PTA (NR-18), inflamáveis e combustíveis (NR-20), treinamento de Brigada de Incêndio (NR-23), treinamento de segurança para espaço confinado (NR-33) e trabalho em altura (NR- 35), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), SIPATS, entre outros.

As atividades relacionadas ao eSocial também fazem parte das comemorações dos 47 anos da Unimed Erechim.

 

 

 

 

Comentários estão fechados.