Arquitetura e Urbanismo da UFFS conquista mais quatro prêmios nacionais

Acadêmicos, egressos e professoras do curso angariaram novas vitórias no início do mês

Professora Angela Favaretto e o egresso Emerson dos Santos Silva venceram prêmio com artigo científico (Fotos: Divulgação/Acervo pessoal)

Acadêmicos, egressos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim conquistaram novos prêmios em dois eventos da área, no início de outubro.

Na 14ª edição do Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo (ENEPEA), realizado em Santa Maria entre os dias 2 e 6, os primeiros lugares de três categorias foram garantidos pela UFFS – Campus Erechim. Na categoria Artigo Científico, o egresso Emerson dos Santos Silva, que hoje é mestrando na UFRGS, mais a professora Angela Favaretto (UFFS) e o professor Fábio Zampieri (UFRGS) ficaram em 1º lugar com o trabalho “Uma abordagem paisagística para o tratamento de rodovias urbanas: o caso da BR-153 em Erechim-RS”, que foi também a proposta de Trabalho Final de Graduação de Emerson na UFFS.

Outros dois artigos da UFFS também foram apresentados no mesmo evento: “Planejamento da paisagem como valorização do patrimônio natural e cultural de Peruíbe-SP: subsídios à proposta de requalificação urbanística”, da graduanda Karine Elizabeth Klahold Mesquita e da professora Daiane Regina Valentini, e “Arquitetura paisagística como qualificadora do processo ensino-aprendizagem: proposta paisagística para a Escola Érico Veríssimo – Erechim, RS”, das acadêmicas Gabriela Fazioni, Natália Lindner, Ana Paula B. Brancki, Tainara Alves Pereira e da professora Daiane Regina Valentini.

Na categoria Concurso Nacional de Projeto, os egressos Edivan Arruda de Oliveira e Luis Caribe Padilha da Silva ficaram em 1º lugar com a proposta “Parque das Flores”. O trabalho teve como professora responsável Angela Favaretto e foi desenvolvido na disciplina Projeto Arquitetônico e Paisagem, no ano passado, sob a tutoria de Angela Favaretto, Daiane Valentini e Viníciu C. Linczuk.

As acadêmicas Gabriela Fazioni, Natália Lindner e Tainara Alves Pereira também participaram com um projeto paisagístico para a escola Érico Veríssimo, de Erechim, desenvolvido na disciplina de Paisagismo em 2017.

O evento em Santa Maria também teve um concurso de fotografia, que foi vencido pelo acadêmico Alexander Zanchet, da 8ª fase do curso.

A UFFS também participou do ENEPEA com uma oficina ministrada pelas professoras Angela Favaretto e Daiane Valentini e pela egressa Sheila Andrade, intitulada “SIG aplicado ao Planejamento da Paisagem”. As duas docentes também atuaram como participantes da comissão científica, membros juradas do Concurso Nacional de Projetos e na coordenação de uma mesa de comunicações.

Ainda mo mês de outubro, a Sociedade Brasileira de Acústica promoveu o I Concurso Estudantil de Acústica Conrado Silva. Na Categoria Digital, a equipe que teve como orientadoras as professoras Marcela Álvares Maciel (UFFS) e Ana Paula Freitas Vilela Boaventura (UFG – Campus Jataí), conquistou o 2º lugar com o trabalho “CEU das Artes- Retrofit acústico do Cineteatro”. Os outros membros do grupo foram o egresso Kauê de Souza e as acadêmicas Thais de Camargo e Paulina Engler, da UFFS, e o acadêmico Victor Rodrigues, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais