IFRS vai ofertar atividades pedagógicas não presenciais

Atividades equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação serão ofertadas de forma não presencial aos estudantes dos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) durante o período de pandemia de Covid-19. As reflexões e votações de ajustes no regulamento das atividades foi finalizada nesta sexta-feira, 21 de agosto de 2020, em reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) da instituição, realizada por webconferência.

A adesão dos estudantes será optativa, e aqueles que concluírem com êxito poderão aproveitar esses componentes, integralizando-os em seus históricos. No entanto, o calendário acadêmico se mantém suspenso. Assim, assegura-se que todos os alunos terão o direito de retomar os estudos de forma presencial a partir da etapa em que foram suspensos.

Conforme o regulamento, as atividades pedagógicas não presenciais são processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais de informação e comunicação e desenvolvidos para além dos tempos e espaços da sala de aula (confira abaixo alguns pontos do regulamento). A normativa será publicada no formato de  Resolução do Conselho Superior. A previsão é que na segunda-feira, dia 24 de agosto, o documento esteja disponível.

A partir da publicação, os campi terão o prazo de 21 dias para planejamento e início das atividades não presenciais, que devem começar, portanto, a partir de 14 de setembro. Os estudantes receberão informações sobre as disciplinas oferecidas e orientações para a realização da inscrição e para o acompanhamento das atividades. Por isso, devem ficar atentos aos canais de comunicação do IFRS – Oficial e dos campi.

No encerramento da reunião do Consup desta sexta-feira, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na construção e na aprovação de um regulamento que buscou atender diferentes realidades das comunidades acadêmicas dos 17 campi da instituição. “Optamos pelo caminho mais demorado, difícil e desgastante, que é o do processo democrático, mas esse é o caminho que historicamente o IFRS tem trilhado para as suas decisões importantes e, na medida do possível, o regulamento aprovado traduz o sentimento de toda a nossa instituição”, apontou Júlio.

Sobre o regulamento das atividades não presenciais

O regulamento das atividades acadêmicas não presenciais a serem ofertadas durante a pandemia de Covid-19 foi estruturado tendo como base sugestões enviadas pelos campi do IFRS, após consulta às comunidades acadêmicas. A compilação da proposta que foi analisada pelo Consup ficou a cargo do Grupo de Trabalho Retomada do Calendário Acadêmico.

Os campi terão autonomia e flexibilidade para definir as estratégias pedagógicas a serem utilizadas. As atividades pedagógicas não presenciais serão limitadas ao contexto da pandemia e enquanto durar a suspensão do calendário acadêmico.

Inclusão e acessibilidade digital – As atividades pedagógicas não presenciais deverão levar em consideração as singularidades de cada estudante, principalmente os que apresentam necessidades educacionais específicas. Dessa forma, o IFRS envidará esforços para viabilizar ações voltadas à inclusão digital para estudantes em situação de vulnerabilidade social e com necessidades educacionais específicas.

Visando cumprir seu compromisso com a acessibilidades dos estudantes, o IFRS emitiu uma instrução normativa com regras, orientações e procedimentos operacionais, publicada na tarde desta sexta-feira, 21 de agosto (IN Proen nº 05/2020).

Também será disponibilizado auxílio financeiro para subsidiar o acesso à internet de estudantes com vulnerabilidades econômicas. O IFRS publicou um edital voltado à inclusão digital de estudantes bolsistas (acesse aqui) e planeja, para os próximos dias, a publicação de outros dois documentos, ampliando a abrangência do auxílio.

Como os estudantes serão orientados – está prevista a elaboração de guias de orientação das rotinas de atividades pedagógicas não presenciais, tutoriais de utilização do ambiente virtual de aprendizagem, planos de ensino e cronogramas. Os materiais serão disponibilizados aos alunos nas próximas semanas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais