Reta final da Série C define os classificados para as quartas de final

A bola vai pegar fogo nas últimas duas rodadas da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Chegou a hora de tentar as últimas cartadas para conquistar a tão sonhada vaga nas quartas de final do nacional. Por enquanto, apenas uma certeza. 

O Sampaio Correa é o único clube classificado para as quartas de final. No grupo A, o time do Maranhão não pode ser mais ultrapassado pelo atual quinto colocado, hoje o Botafogo-PB, e agora define apenas que posição vai terminar a primeira fase. 

As outras três vagas do grupo A estão em aberto. Faltando apenas duas rodadas para o término da fase inicial, seis clubes ainda lutam pela classificação. Destaque para o Náutico, que depois de iniciar mal a disputa da Série C, se recuperou e hoje ocupa a segunda posição do grupo. O time dos Aflitos deu um grande passo na última rodada quando derrotou o líder Sampaio por 2 a 1 e chegou aos 27 pontos. O Timbu precisa de mais uma vitória para confirmar a vaga. 

A grande decepção deste grupo vem sendo o Ferroviário, que começou bem o Brasileirão, mas as cinco derrotas seguidas tiraram o time cearense do G4 e o colocou na sexta posição com 23 pontos. Para piorar a situação, o Tricolor de Fortaleza encara na próxima partida o Imperatriz, quarto colocado e rival direto na briga pela classificação. O jogo é novamente fora de casa.

Quem está de volta na briga por vaga no G4 é o Botafogo-PB. O time da Estrela Vermelha derrotou o Globo por 3 a 0 e assumiu a quinta posição com 24 pontos, a mesma pontuação do quarto colocado Imperatriz. Considerado um dos gigantes do futebol nordestino, o clube de João Pessoa encara o Náutico na próxima rodada. Uma vitória pode colocar o Botafogo no G4, a uma rodada do término da primeira fase.

Com três pontos a menos que o quarto colocado, o Santa Cruz corre por fora por um lugar no G4. A equipe, considerada uma das grandes nesta Série C, ainda pode surpreender na competição, já que é uma das favoritas em sites como o da Betway, empresa de apostas esportivas, para conquistar o acesso à Série B. Apesar do momento ruim, o Santinha já surpreendeu nesta temporada quando chegou na semifinal da Copa do Nordeste, sendo eliminado pelo Fortaleza. Na próxima rodada, o Tricolor do Arruda encara o Globo na Arena Pernambuco. É a oportunidade perfeita para voltar para briga pelo acesso.

O Santa fecha sua participação na primeira fase no clássico com o Náutico nos Aflitos, dia 25. Os dois jogos estão sendo considerados como decisões por todo elenco do clube, que ainda acredita na classificação.

Um dado curioso. O Botafogo-PB foi finalista da Copa do Nordeste deste ano perdendo o título para o Fortaleza, o mesmo algoz do Santa Cruz na competição.

Equilíbrio no grupo B

A briga pelas quatro vagas na próxima fase da Série C promete ser mais acirrada no grupo B. Seis clubes ainda lutam pela classificação, faltando também duas rodadas para o término da primeira fase. O curioso é que a diferença de pontos entre as equipes é mínima. Uma combinação de resultados na próxima rodada pode mudar muita coisa no G4.

Outra curiosidade é que os times do Rio Grande do Sul estão dominando o G4 do grupo B neste momento. Além do líder Juventude, que chegou aos 27 pontos ao derrotar o Tombense por 2 a 0, o Ypiranga assumiu a segunda colocação com 25 pontos e o São José caiu para terceiro com os mesmos 25. O time de Erechim vive um melhor momento que os conterrâneos, já que vem embalado com uma sequência de oito jogos sem derrota (quatro vitórias e quatro empates) e subindo cada vez mais na tabela de classificação. A última vítima foi o  Luverdense, vitória fora de casa por 1 a 0

No dia 18, o Ypiranga encarou o Boa Esporte no Colosso da Lagoa, mas não levou a melhor. Além desse jogo, o Canarinho encerra sua participação na primeira fase no clássico diante do Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. E foi exatamente diante do time de Caxias do Sul, com uma goleada de 4 a 1, que o Ypiranga começou sua fase sem derrotas. 

Entenda a competição

Faltando apenas duas rodadas para o término da primeira fase, a Série C começa a definir seus classificados para as quartas de final. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a fase eliminatória em confrontos já pré-definidos. O primeiro do A encara o quarto do B, o segundo do A pega o terceiro do B e o terceiro do A encara o segundo do B. O primeiro do B enfrenta o quarto do A. Serão duas partidas para cada confronto. As equipes que se classificarem para a semifinal já conquistam o acesso para a Série B 2020. 

As semifinais e finais da Série C do Brasileirão também foram no sistema de dois jogos para cada confronto. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais