Programa de Georreferenciamento Novo Rumo recebe GPS´s

A sala de aula do 13º BPM foi cenário, na tarde desta quinta-feira, 21, da entrega de GPS´s dentro do Programa de Georreferenciamento Novo Rumo. Seu lançamento e apresentação ocorreu da sede do Sindicato Rural de Erechim em 2019 com a participação da AMAU e prefeitos da região do Alto Uruguai. Em março do mesmo ano a prefeitura já estava organizada para a coleta de dados nas propriedades.

O Programa é uma estratégia de polícia ostensiva que busca a prevenção e o combate de delitos bem como a manutenção da segurança pública, tanto na área urbana quanto rural, através da aproximação e perfeita integração da Brigada Militar com a comunidade local e regional.

Visa potencializar todas as ações da Brigada Militar na área de responsabilidade do 13º BPM, com ênfase àquelas de maior envergadura como roubo a estabelecimento bancário, roubo e furto de veículos, de produtos e equipamentos rurais (domésticos ou de uso agropecuário), abigeato, roubo a passageiros de transporte coletivo intermunicipal/internacional, sem prejuízo no combate ao narcotráfico, comércio ilegal de armas, contrabando, descaminho, furto em veículo, roubo a pedestre, roubo a veículo de transporte coletivo, arrombamento de estabelecimentos e residências, dentre outros tantos.

Essa ideia é resultado da parceria da Brigada Militar com a comunidade envolvendo o Poder Executivo, Poder Legislativo, Conselho Comunitário Pró-segurança Pública, Sindicatos Rurais e a iniciativa privada, sendo viabilizada pelo repasse de recursos financeiros do Município de Erechim, através da gestão do CONSEPRO, mediante a aquisição de equipamentos de sistema de posicionamento global – GPS (Global Position System), que serão utilizados nas viaturas do 13º BPM, devidamente alimentados com todas as ruas e logradouros públicos da cidade de Erechim, bem como todo o mapeamento das 1.130 propriedades rurais e as vias rurais erechinenses.

De posse de tais informações, os Policiais Militares deslocarão com maior rapidez para o atendimento das ocorrências, otimizando a prestação do serviço à comunidade, em especial no momento atual de pandemia, reduzindo o tempo-resposta e intensificando a presença policial no cotidiano das pessoas.

O georreferenciamento conjugado com o sistema de videomonitoramento, se caracterizam como ferramentas tecnológicas imprescindíveis para dar maior suporte às ações e operações policiais que diuturnamente a Brigada Militar realiza.

Na oportunidade a presença do secretário da Agricultura e do desenvolvimento Econômico Altemir Barp, do Major Uilson Cecconello, João Picoli, presidente do Sindicato Rural, o Capitão Ailton Cezar Trindade, Comandante da 3ª CIA de Getúlio Vargas e o empresário André Martinovski que também representa os demais parceiros que trabalharam para que o mesmo se tornasse realidade no município de Erechim.

Entre todos os presentes, a certeza de que a doação terá grande utilidade para a Brigada Militar, oportunizando o deslocamento de viaturas para as áreas rurais do município. “A partir de agora o agricultor terá endereço certo de sua localização”, apontam.

Em sua manifestação, Barp enalteceu a Brigada Militar, em especial o Major Cecconello pela extrema dedicação, trabalho e atuação dentro do projeto que oportunizou a visita de mais de mil famílias. “Agradecemos o brilhante trabalho executado pelo 13º BPM que garante a segurança de nosso cidadão do meio urbano e rural”.

Hoje a região conta com 90% de seu território georreferenciado, o que é de extrema importância, pois a Brigada Militar pode atender de forma mais rápida as ocorrências.

Major Cecconello, por sua vez, deu um histórico do programa desde o início dos trabalhos e a mobilização das lideranças locais para que se pudesse efetivar o projeto beneficiando a comunidade rural. “Um esforço para conhecer toda a região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai. Uma união entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Sindicato Rural, Consepro e outras entidades com ganhos extremamente significativos”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais