Campanha nacional de controle do tabaco pode ser conferida na URI

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Curso de Odontologia da URI, juntamente com os demais cursos da área de Ciências da Saúde, estão promovendo esta semana uma exposição de painéis referentes ao tabagismo, contextualizando desde a produção e uso do cigarro incentivados pela indústria e as perspectivas relacionadas às ações e serviços de saúde pública no Brasil de controle do tabaco.

A exposição, fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra os embates travados entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo, a partir do século XX. Nesse período, o desenvolvimento industrial e o surgimento de novos estilos de vida possibilitaram o aumento do consumo de cigarros. Com o tempo, aumentou também o número de doenças e mortes relacionadas ao tabagismo (doença causada pela dependência à nicotina, presente no cigarro), transformando-a em importante problema de saúde pública.

Os diversos trabalhos em forma de pôsteres, podem ser conferidos até sexta-feira, 24, no corredor do prédio 01, junto ao setor de protocolo do câmpus. Nesse dia, o Curso de Odontologia promoverá uma palestra alusiva ao mês de combate ao câncer bucal (Programa Maio Vermelho) sobre “Patologia Bucal – Diagnóstico e Tratamento, com a professora Gabriela Caovilla Felin, no Anfiteatro da Instituição. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Erechim, através do Departamento de Odontologia,11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Associação Brasileira de Odontologia do Alto Uruguai e apoio do Conselho Regional de Odontologia.

        Ao longo das últimas décadas, após numerosas evidências científicas, não restam mais dúvidas sobre os prejuízos do fumo à saúde. Com mais de 4.700 substâncias tóxicas, o cigarro causa dependência e uma série de doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, envelhecimento precoce, impotência sexual, menopausa precoce, osteoporose e catarata.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais