Emater/RS-Ascar de Erechim ministra curso de BPF direcionado à erva-mate

A Emater/RS-Ascar, por meio do Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), ministrou o Curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) direcionado para a erva-mate. O curso iniciou na segunda-feira (14/05) e encerrou na sexta-feira (18/05) com a participação de funcionários e proprietários das ervateiras Barão, Hoppen Petry, Basso, Munaro, Seiva Verde, Baldissera, MBF, Godoi, Mateada, Ervateira 25 e Bernadon.

O conteúdo programático de 40 horas foi ministrado pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar Carlos Alberto Angonese, Emanuele Bieniek, Fernanda Tacca Angonese e Ilvandro Barreto de Melo. Também contribuíram com orientações no curso Maria Aparecida Frozza  e Mariane Minozzo, respectivamente, da 6ª e da 11ª Coordenadorias Regionais de Saúde

Entre os conteúdos administrados estão a Elaboração da planta baixa da ervateira, Fundamentos de boas práticas de produção, Microbiologia e prática de material microbiológico, Higiene pessoal e de instalações, Boas práticas no transporte e processamento da erva-mate, Controle de pragas e doenças, Elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão, e Elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação.

Na abertura do curso, o gerente regional Gilberto Tonello agradeceu aos participantes e instrutores e destacou a importância econômica da erva-mate para a região, bem como da capacitação do setor.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais