Reunião entre AGER e CORSAN pauta atual nível da barragem

O presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), Valdir Farina, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 22, na sede da entidade, com o Superintendente Regional da CORSAN de Passo Fundo, Aldomir Antônio Santi, juntamente com Ivo Sobis, gerente geral da unidade de Erechim, momento em que trataram de diversos assuntos, com ênfase na possível decretação de racionamento no município.

Na oportunidade Aldomir Santi fez um relato da situação, expondo que por enquanto não há maiores problemas quanto ao abastecimento de água, mas se a estiagem persistir por mais algum tempo não está descartada a possibilidade de racionamento.

Ainda segundo o superintendente, o problema está na média de volume de precipitação pluviométrica dos últimos dez meses que ficaram bem abaixo da média mensal e com possibilidade de prevalecer a mesma situação.

“Ainda que a CORSAN não demonstre tanta preocupação a AGER solicita a população em geral para que já comecem de forma consciente, economizar água para evitar uma decisão mais crítica que é o racionamento”, alerta Valdir Farina.

Situação atual:

Hoje o nível da barragem está – 2.05m abaixo do vertedouro

Em 7 de abril estava – 1.80m

Captação de água em média:

Rio Cravo: 250 litros por segundo

Rio Ligeirinho: 35 litros por segundo

Rio Leãozinho: 30 litros por segundo

Rio Campo: 40 litros por segundo

Aquífero Guarani:         25 litros por segundo

Previsão de perfuração de mais três poços artesianos próximos a barragem com previsão de mais 15 litros por segundo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais