Proprietários de veículos vão pagar taxa mesmo sem receber documento físico

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Os proprietários de veículos vão pagar mais caro pelo licenciamento, mesmo sem receber o documento físico.  Desde agosto deste ano o documento impresso, verde, que era entregue todos os anos e onde consta informações do veículo, deixou de ser feito no Estado.  Agora este documento será digital, podendo ser baixado no celular ou impresso pelo proprietário em uma impressora comum.

Com a notícia muitos ouvintes questionaram se isso representaria economia para os proprietários, uma vez que a taxa sempre foi cobrada dentro do licenciamento.  A Uirapuru conversou com a coordenadora do CRVA de Passo Fundo, Cristiane Favareto sobre o assunto.

Cristiane informou que, para se alterar um valor como este deve haver uma votação na assembleia legislativa gaúcha. Tal votação não ocorreu neste ano. Também houve um reajuste e a taxa subirá para R$90 Reais, em média, mesmo o documento não sendo impresso.

Para veículos com mais de 15 anos a taxa vai ficar na casa dos R$60 Reais. Cristiane destacou que esta taxa é cobrada pelo Estado para cobrir custos de processamento de dados, o que se aplica ao sistema online.

Destaca-se que o pagamento é uma das obrigações que compõe o IPVA, assim como o seguro obrigatório, sendo que o veículo está licenciado para 2021 somente a´[os quitar todas as obrigações.

Fonte: Rádio Uirapuru

Get real time updates directly on you device, subscribe now.