Museu de Ciências da URI apresenta exposição online “COLEÇÃO FRITZ PLAUMANN”

            O Museu de Ciências da URI está realizando até o próximo dia 30 de agosto, uma exposição on line com o objetivo de interagir de forma virtual com a comunidade e, desta forma, também comemorar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Por isso, foi organizada uma exposição de fotos de parte do acervo científico do Museu de Ciências e do Herbário Padre Balduíno Rambo, ambos Órgãos Suplementares da URI.

         O acervo em destaque na exposição faz parte da Coleção Fritz Plaumann que é composta por exemplares de insetos e vegetais coletados a partir de 1940 em Nova Teutônia/SC.

         Fritz Plaumann foi um dos mais respeitados entomologistas e autodidatas em ciências do mundo. Nascido em Preussich Eylau, cidade ao norte da Prússia Oriental, mudou-se com a família para o Brasil em novembro de 1924. Após várias semanas de viagem, a família Plaumann alcançou o oeste do estado de Santa Catarina, mais precisamente Nova Teutônia, antigamente distrito de

Seara.

         Agricultor, fotógrafo, professor, comerciante, entre muitas outras atividades, o Prof. Plaumann deteve-se mais demoradamente e com maior amplitude, na observação, registro e coleta da flora e da fauna, principalmente de insetos da região. Em 70 anos de trabalho dedicado e apaixonado, conseguiu identificar um total de 17 mil espécies. Dessas, 1.500 eram desconhecidas da ciência.

         Diariamente, a exposição apresenta nas mídias sociais (Facebook e Instagram – @urimurau) fotos e breve descrição dos exemplares coletados por Fritz Plaumann.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais