Projeto pioneiro na Educação Infantil do Colégio Franciscano São José

‘Estimulação Cognitiva em Escolares – Funções Executivas’ é o nome do Projeto que está sendo desenvolvido desde 2016 pelos setores de Psicologia e Fonoaudiologia Educacional em parceria com a Coordenação da Educação Infantil e os educadores.

A capacitação da equipe tem sido realizada desde então por meio de estudos, leituras, palestras, oficinas práticas, encontro com as famílias, elaboração e aplicação do projeto com os estudantes. As atividades práticas tiveram início em Fevereiro deste ano tendo como objetivo principal estimular as Funções Executivas: controle inibitório, flexibilidade cognitiva, resolução de problemas, planejamento, memória de trabalho, atenção seletiva.

 “O processo de aprendizagem ocorre ao longo da vida, durante todas as fases do ser humano. Sabe-se que a infância apresenta períodos propícios para determinadas aprendizagens. Nesse sentido, a estimulação adequada contribui para o desenvolvimento saudável de importantes aspectos motores, visuais, cognitivos e afetivos”, explica a fonoaudióloga Daniela Papich Agranionik.

A psicóloga da Educação Infantil, Caroline Andretta, destaca que as funções executivas são habilidades cognitivas necessárias para controlar e regular pensamentos, emoções e ações. “É preciso potencializar, além do aspecto da emoção, o aprendizado em todos os momentos do desenvolvimento da criança. Capacitando os professores, conseguiremos levar esta perspectiva com ganhos para todos”.

Conforme a coordenadora da Educação Infantil, Josete de Ivanoff, estudos apontam que a eficiência das funções executivas prediz a saúde, o equilíbrio e a autonomia de crianças e jovens. “Desde o início ficamos encantados com o projeto apresentado por nossa equipe da Psicologia e da Fonoaudiologia que buscaram capacitação em cursos de renome nacional, e esperamos que a ideia possa alcançar o maior número possível de estudantes, inclusive de outras faixas etárias, pois acreditamos que todo cérebro responde a mudanças efetivamente e é isso que queremos para nossas crianças”, completa Tia Jô.

 “Um bom desenvolvimento das funções Executivas na infância é considerado PREDITOR de sucesso acadêmico e profissional no futuro”. (Alloway, 2010)

 

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