Prefeitura apoia o 2º Café da Prevençãoção

Sempre com foco no bem-estar e saúde dos assistidos, a Secretaria Municipal de Saúde além das suas ações de rotina também realiza parcerias que beneficiam o cidadão neste sentido. Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura apoia o 2º Café da Prevenção. Promovido pelo Clube do Comércio, Unicred, Unimed e URI Campus de Erechim, o evento vai reunir profissionais da área, acadêmicos, lideranças políticas e empresariais, dentre outros convidados.

O destaque deste ano é o oncologista Gilberto Schwartsmann que aborda o tema “Interferindo no próprio destino”.  Especialista conceituado com vasta atuação no Brasil e exterior, vai expor aos presentes sobre os novos conceitos no tratamento oncológico. O sucesso e grande repercussão da estréia do Projeto no ano passado, que teve o médico Cláudio Teloken palestrando sobre o câncer de próstata, respaldam esta edição.

Evento anual, o Café da Prevenção tem por objetivo trabalhar a promoção e prevenção em saúde durante encontro agradável onde os presentes tornam-se multiplicadores de conhecimento.  A segunda edição será realizada no Clube do Comércio e inicia às 8h30.

Gilberto Schwartsmann

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), possui especialização em Oncologia Clínica pela Middlesex Hospital University College Royal Marsden Hospital, doutorado em Farmacologia de Drogas Anticâncer pela Free Universtity Hospital, pós-doutorado pela Organização Européia para Pesquisa e Desenvolvimento de Drogas Anticâncer, aperfeiçoamento em especialização pela European Organization for Research and Treatment of Cancer  e aperfeiçoamento em especialização pelo US National Cancer Institute.

Professor pesquisador do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e da UFRS, instituições nas quais trabalha para o desenvolvimento de drogas anticâncer. Diretor do Instituto de Oncologia Kaplan do Rio Grande do Sul e presidente da Fundação SOAD de Pesquisas do Câncer. Ainda, faz parte do Conselho do Instituto do Câncer Infantil do RS, do qual é Membro Fundador.

Publicou três livros e possui cerca de 200 artigos originais listados no PubMed. Detentor de sete patentes na área de novos medicamentos e testes diagnósticos em Oncologia. Recebeu diversos prêmios e títulos, entre eles, o Prêmio Carmen Prudente (2004), da Sociedade Paulista de Oncologia Clínica; o Prêmio Walter Guezzi (2003), durante a Jornada Gaúcha de Coloproctologia e o Prêmio Destaque em Pesquisa (2001), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Faz parte do corpo editorial das seguintes publicações: The Lancet Oncobiology, Recent Patents in Anti-Infective Agents, Session of Oncology, Revista da Associação Médica Brasileira. É membro de inúmeras instituições nacionais e internacionais, como a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, a European Society of Medical Oncology, a American Society of Clinical Oncology, a Real Academia de Medicina da Espanha, a Sociedade Argentina de Oncologia Clínica e a Sociedade Latino-Americana de Oncologia Médica (membro fundador). Membro do Conselho da Fundação Iberê Camargo e Vice-Presidente da 10ª Bienal do Mercosul.

Diretor Médico e Sócio Fundador do Instituto de Oncologia Kaplan. Foi o primeiro latino-americano a ser diretor do New Drug Development Office da European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC). Faculty Member da European Society of Medical Oncology; Doutor Honoris Causa pela USAL, Buenos Aires, Argentina, e Médico do Centro do Câncer do Hospital Ernesto Dornelles. É cidadão honorário das cidades de Porto Alegre, Canoas e Barra do Ribeiro, Rio Grande do Sul.

Comentários estão fechados.