Patronato promove encontro das famílias dos praticantes do Projeto Fortalecer Equoterapia

Evento foi realizado no sábado, 18, à tarde

 

O Patronato Agrícola e Profissional São José, através do Projeto Fortalecer Equoterapia, realizou, no sábado, 18, à tarde, um encontro das famílias dos praticantes com o objetivo de promover o fortalecimento de vínculos e uma integração entre elas, incluindo equipe técnica. O evento, que contou com a presença do diretor-presidente do Patronato, Edson De Geroni, marcou a despedida da estagiária de Serviço Social da Unopar, Elexandra Zambon, que se forma no final do ano, assim como a conclusão de seu projeto acadêmico denominado “Praticantes, Família e Equoterapia”, desenvolvido em parceria com a equipe técnica da organização social.

De acordo com Elexandra, desenvolver o projeto no Patronato foi muito gratificante. Sua proposta tinha como foco o fortalecimento de vínculos, visando com que as famílias passassem a interagir mais entre si e também com as práticas da equoterapia. Foram trabalhadas 30 famílias e cada praticante recebeu, como lembrança do projeto de Elexandra, um quadro com fotos suas durante sessões de equoterapia.

Outra atividade proposta pela estagiária, e muito bem aceita pelas famílias, foi proporcionar às mães a experiência da equoterapia. “Elas experimentaram o que seus filhos vivenciam durante a prática: subiram no cavalo e fizeram os movimentos e exercícios desenvolvidos, podendo perceber a dificuldade que os filhos, com suas limitações, têm durante a sessão”, relata Elexandra. Conforme conta, ela mesma vivenciou a experiência, mesmo tendo pânico de cavalo. “Mas com o apoio de toda a equipe pude superar esse medo e praticar a equoterapia.  Foi muito bom”, destaca. Elexandra também faz questão de ressaltar que é visível a melhora gradual dos praticantes conforme o tempo vai passando. Ela afirma que se apaixonou pelo projeto, tanto que, a partir de agora, passará a ser voluntária.

Para o encerramento da atividade, que contou com lanche e brinquedos, foi fundamental a parceria com pessoas e empresas, entre elas Panetteria- Padaria e Confeitaria, Supermercado Querência, padaria Pavlak, Foto Iris e brinquedos King Toys, além de pessoas que preferem não se identificar.

 

MÃE ACOMPANHA CRESCIMENTO

Marlene Zanella, que tem um filho especial com síndrome de down e hiperativo, de 13 anos, vê com grande alegria o desenvolvimento de seu filho. Segundo ela, mesmo tendo ingressado na Equoterapia a pouco mais de um mês, já sente o seu progresso. Por isso, ela não cansa de agradecer a oportunidade de levar seu filho ao Patronato. Segundo ela, o atendimento é diferenciado, humanizado e muito técnico. “Estou muito satisfeita, agradeço a todos, porque aqui percebo o diferencial no atendimento e no manejo com o cavalo. Tudo é feito com muito amor”, conclui Marlene.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais