Biomas são trabalhados de forma interdisciplinar

Tema da Campanha da Fraternidade auxilia compreensão da matéria estudada pelas turmas do 7º ano nas aulas de Geografia, Ensino Religioso, Ciências e Informática

A Campanha da Fraternidade deste ano teve como tema “Biomas brasileiros e a defesa da vida”. Partindo desta abordagem, a professora do componente curricular de Geografia, Luciane Zin, iniciou um estudo sobre o assunto com as turmas de 7º ano do Colégio Franciscano São José, o qual foi realizado ao longo do 2º trimestre.

O trabalho envolveu coleta de informações sobre todos os biomas: seleção das informações mais relevantes com imagens ilustrativas e mapas de localização, elaboração de slides na sala de informática, escolha de um dos biomas para aprofundamento e exposição aos colegas, organização da expressão oral, buscando elementos significativos que representassem cada um dos domínios e colaborassem para compreensão e aprendizagem dos demais colegas culminando com uma expressão oral.

Segundo a professora, o projeto teve o intuito de conduzir os estudantes à ampla pesquisa, seleção de informações e posterior organização de slides para a apresentação, que buscou trabalhar os vários sentidos, como visão, audição, paladar e olfato. “Fiquei muito feliz com os resultados, principalmente, pelo envolvimento dos estudantes que assimilaram o conteúdo para a vida. Também ficou muito clara a importância de realizarmos atividades similares que os desacomodem e os exercitem na organização de equipes, na pesquisa, na produção e no respeito aos demais”, acrescentou.

De acordo com Luciane, os componentes curriculares de Ciências e Ensino Religioso nomeiam este assunto como Biomas, já a Geografia o define como Domínios Morfoclimáticos. “Pedi aos estudantes para procurarem a diferença entre os termos e usarem a nomenclatura Domínios Morfoclimáticos nas aulas de Geografia. Para complementação e trabalho interdisciplinar, sugeri que ampliassem a pesquisa e complementassem com os animais presentes nestes ambientes, plantas e impactos causados pelos homens”, esclareceu, observando que este trabalho poderá ser utilizado, posteriormente, no componente curricular de Ciências.

Os objetivos da iniciativa foram identificar os biomas e as formações vegetais do Brasil, analisar as transformações do espaço geográfico decorrentes da relação da natureza-sociedade, selecionar as imagens e mapas que melhor representem os biomas brasileiros, destacando cada uma de suas características naturais, seu aproveitamento econômico e os impactos causados pelo homem nestes espaços, além de expressar o conhecimento adquirido aos colegas, apresentando as principais características e destacando, de maneira criativa, os elementos mais importantes.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais