Está ocorrendo queda de luz, não está, está sim, não está não…

I
Nas últimas semanas recebi reclamações sobre quedas de luz em diferentes pontos da cidade. Também encontrei o mesmo tipo de queixa nas redes sociais e em grupos de whatsapp, a maioria delas se referindo principalmente aos bairros Cerâmica, Zimmer, José Bonifácio, Bela Vista e centro, geralmente em uma rua inteira ou envolvendo diversas residências.
Então acompanhei o problema em um condomínio fechado, onde existem pelo menos quatro moradias e as quedas também estariam atingindo uma igreja ao lado e algumas moradias próximas. No local, geralmente as lâmpadas ficam em meia fase, reacendem em watts maiores que a capacidade, brilhando intensamente, apagam e repetem esse processo várias vezes até que a energia caia de vez. Em quatro ou cinco situações a RGE foi acionada e restabeleceu a luz mexendo em um poste na rua, mas como a equipe geralmente leva horas para chegar, a paciência dos moradores vai se esgotando.
Em uma noite da semana passada estive no local quando o fato ocorreu e filmei as luzes acendendo fortemente, apagando e ficando em meia fase. Fui para o lado de fora e a situação me lembrou daqueles antigos filmes de fantasmas. Foi uma cena meio assustadora ver as luzes das quatro moradias piscando ao mesmo tempo, inclusive as dos postes que iluminam o pátio do condomínio.

II
Então entrei em contato com a Assessoria da RGE, primeiro por telefone e depois via email, solicitando uma explicação para o fato e me foi pedido o endereço de pelo menos um local que estivesse com problema. Enviei dois. Um no bairro Zimmer, onde estariam ocorrendo constantes e curtas quedas de luz e outro do condomínio onde estive, inclusive anexei um dos vídeos que fiz com as lâmpadas funcionando de forma estranha.
Nesta segunda-feira, 16 de julho, veio a resposta: “A RGE informa que não foram detectados problemas nos clientes dos códigos citados. A distribuidora pede que os clientes entrem em contato por meio dos seguintes canais de atendimento”, e a mensagem finaliza com os endereços dos tais canais: site, telefone, App, IOS e Android.
Aparentemente as reclamações nas redes sociais, grupos de whatsapp e as que chegaram a mim ou não existem ou fazem parte de uma situação que não envolve a responsável pela distribuição de energia. Parece que os clientes simplesmente irão continuar a sofrer com o problema, que, supostamente, já teria resultado inclusive na queima de aparelhos.
Vale lembrar que há poucos meses o Procon de Erechim chegou a realizar reunião com a direção da RGE por causa das constantes reclamações sobre quedas de luz na cidade, porém, pelo que foi dito em nota divulgada à época pelo órgão municipal, o encontro acabou com o mesmo resultado que a minha investida, ou seja, em nada.

 

Por Alan Dias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais