Missa e procissão de Corpus Christi em Erechim

 

Em muitos países, na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, ocorrida no domingo após Pentecostes, a Igreja Católica celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A celebração foi instituída em 1264, como expressão de fé na presença real de Cristo no pão e no vinho consagrados e como louvor a Deus por este grande dom por Ele concedido na última Ceia. A solenidade consta de celebração da Missa, seguida de procissão com bênção com o Santíssimo Sacramento.

Apesar do frio da manhã desta quinta-feira, cujos efeitos foram atenuados pelo sol esplêndido, o dia foi totalmente favorável às celebrações da missa e procissões das Paróquias católicas da região, programadas para a manhã ou para a tarde.

Em Erechim, 5 Paróquias e o Santuário de Fátima realizaram a celebração às 09h, Catedral, N. Sra. da Salette, São Cristóvão, N. Sra. Aparecida do Bairro Progresso e do Bairro Bela Vista. A Paróquia Santa Luzia, Atlântico, às 14h, e São Pedro, às 14h30.

Três procissões dirigiram-se ao Santuário de Fátima, São Cristóvão, N. Sra. da Salette e Na. Sra. Aparecida do Bairro Bela Vista. Lá, os participantes da missa aguardaram a chegada das três, acompanhando as motivações e orações animadas pela equipe de liturgia com o Pe. Valter Girelli e o Pe. Giovani Momo e os cantos conduzidos pelo Pe. José Carlos Sala e instrumentistas. Na chegada, Dom José dirigiu sua palavra e procedeu à bênção com o Santíssimo Sacramento.

Presidindo a cerimônia da solenidade na Catedral e a bênção com o Santíssimo na chegada ao Santuário, Dom José ressaltou que a Eucaristia é mistério que envolve, surpreende e alegra. Nele, Cristo se oferece a si mesmo em comunhão de vida eterna. Para o Bispo, Deus, em seu Filho, quis ser alimento para saciar a fome de vida eterna para todos aqueles que o desejam, que se deixam envolver pelo seu dom de amor. Não só! Ele deseja que seus discípulos, participando da mesa eucarística, se façam alimento para os outros, realizando o mesmo gesto de amor. O pouco que eles podem doar, oferecido com simplicidade e generosidade ao Senhor, pode ser por Ele multiplicado com abundância para a vida de muitos. Tudo isso é possível no Espírito e na sua bênção transformante. O pão e o vinho consagrados pelo Espírito, que opera uma nova criação, tornam-se verdadeiramente Corpo e Sangue de Cristo nas mãos do sacerdote, que pronuncia as mesmas palavras ditas por Jesus na quinta–feira santa no Cenáculo. O Bispo exortou a todos a não fechar o coração a Cristo e aos desassistidos, passando necessidades, diante dos quais ninguém pode agarrar-se à desculpa de que se tem “só cinco pães e dois peixes”, para não praticar a caridade, para não viver a solidariedade. Quando se abre o coração para acolher a bênção de Deus, acolhe-se também a abundância da sua graça, que permite partilhar, para saciar o faminto, sem faltar o necessário para o próprio sustento.

————————————-.

Íntegra da homilia de Dom José na Catedral e antes da bênção no Santuário

Na Catedral São José

Saúdo os irmãos e irmãs presentes aqui na Igreja Catedral São José e também aqueles que nos acompanham através da Rádio Difusão, de modo especial os enfermos e seus familiares.

Como Igreja comunidade de fé, celebramos a Solenidade do Corpus Christi, recordando a instituição da Eucaristia realizada por Jesus na última ceia. Jesus é o Cristo, é o Filho de Deus, gerado pelo Pai, o Verbo encarnado, concebido por obra do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, crucificado, morto e ressuscitado para a nossa salvação. Deus feito homem em Jesus assumiu uma carne humana, para entrar em comunhão com a sua criatura, feita à sua imagem e semelhança de modo admirável, e para oferecer-se a si mesmo em uma comunhão de vida eterna.

Hoje celebramos este mistério que nos envolve, nos surpreende e nos alegra. O Filho de Deus altíssimo e criador não só se fez carne, mas na sua grande humildade se fez pão vivo e vinho novo, para se deixar comer e beber por nós, e permitir assim que a criatura humana, homens e mulheres, seja transformada e se torne partícipe da sua natureza divina. Como pode acontecer isso? É um mistério da fé! Diante dele, paramos, refletimos e adoramos! Com grande amor e gratidão, contemplamos hoje este mistério! O comer é símbolo de participação, de vida, de comunhão. Deus quis ser alimento para saciar a fome de vida eterna para todos aqueles que O desejam, que se deixam envolver pelo seu dom de amor.

Não só! Ele deseja que também nós nos façamos alimento para os outros, realizando o mesmo gesto de amor. Tudo isso é possível no Espírito e na sua bênção transformante. O pão e o vinho consagrados pelo Espírito, que opera uma nova criação, tornam-se verdadeiramente Corpo e Sangue de Cristo nas mãos do sacerdote, que pronuncia as mesmas palavras ditas por Jesus na quinta–feira santa no Cenáculo. A mesma carne assumida pelo Verbo, comida por nós, faz com que nos tornemos seus membros. O gesto de tomar, de comer e de beber o vinho, nos dispõe a distribuir aquilo que temos recebido, como aconteceu com os apóstolos na Galileia, perto do lago de Tiberíades, no dia da multiplicação dos pães.

O texto do livro do Gênesis (Gn 14,18-20) nos apresenta a figura de Melquisedec, que significa rei de justiça. Ele reina sobre Salém, que quer dizer paz, mas também é sacerdote do Deus Altíssimo. Ele leva consigo pão e vinho e os oferece a Abraão, como sinal da bênção de Deus. Ele representa um sacerdócio superior àquele da futura tribo sacerdotal de Levi, descendente de Abraão, e em sinal de reconhecimento e gratidão a Deus, Abraão lhe entrega a oferta do dízimo de tudo aquilo que possuía.

Melquisedec é um rei sacerdote que abençoa Abraão em nome de Deus. É mediador da bênção descendente e ascendente. É nomeado também no Salmo 109, na carta aos Hebreus e na primeira oração eucarística. O modo do seu sacerdócio é referido na singularidade da sua pessoa: não são recordadas a sua proveniência ou a sua descendência, como era costume na vida de todo sacerdote da Antiga Aliança. Ele nos remete ao eterno sacerdócio de Jesus Cristo, Filho de Deus, que se oferece a si mesmo para a salvação da humanidade e para a instauração do reino da paz verdadeira.

O Senhor Jesus é o sacerdote da Nova Aliança, que abençoa o pão e o vinho na ceia pascal, que se tornam seu Corpo e Sangue, para que Ele possa permanecer conosco para sempre. Ele deixou este dom de si nas mãos dos apóstolos, dos seus sucessores e de todos os sacerdotes, para que continuassem a celebrar a Eucaristia em todo tempo e lugar.

Na realidade da nossa vida hoje, Jesus nos fala do reino de Deus, cura todos aqueles que têm necessidade de serem curados e oferece o Pão de Deus a nós todos aqui reunidos. Como cristãos, temos a graça de poder comer e beber deste dom para nos tornarmos participantes do Corpo e do Sangue de Cristo. Este Pão da vida que é Jesus nos dá forças e nos sustenta na caminhada para a casa do Pai, nos envolve nas obras do amor caridade e na doação de nós mesmos para a missão de anunciar a Boa Nova da salvação na espera do retorno do Ressuscitado.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

———————————-.

Na bênção com o Santíssimo no Santuário

Saúdo os irmãos e irmãs que nos acompanham pela Rádio Virtual e os que vieram das várias Paróquias e comunidades, como peregrinos, trazendo no coração a fé e a esperança no Senhor da vida, no Senhor Jesus que entregou a vida na cruz, para que tivéssemos vida em abundância. Vocês caminharam até aqui, acompanhando o Jesus que carregou a cruz, que foi crucificado, que foi sepultado, mas não foi derrotado.

Ele ressuscitou, ele está vivo, é presença real na Eucaristia. O verdadeiro pão do céu é Jesus. O Evangelho quer nos ajudar a compreender que, partícipes em Cristo da sua vida, somos chamados a nos tornarmos “pessoas eucarísticas”. Os fiéis que se alimentam do Pão da vida e bebem do Cálice da salvação são convidados a partilhar aquilo que são, ajudando assim o Senhor a realizar as suas maravilhas também no nosso tempo, na nossa realidade, pessoal, familiar e comunitária.

Queridos irmãos e irmãs, em muitas realidades, a humanidade sofre com a precariedade da própria vida. Esta precariedade pode ser marcada pela falta de trabalho, pelo sofrimento causado pela negação do acesso à saúde, à educação, à moradia digna, à dignidade de vida ou pode ser também fruto da violência em todas as suas formas. O fruto do pecado do ser humano tem várias manifestações e se faz presente em todas as realidades da nossa existência.

Quem saciará a nossa fome e a nossa sede de viver? O pão, em si, é um problema de justiça social. Mas é também um problema de fé, porque o homem sem Deus se sentirá sempre frágil e angustiado, sem esperança e faminto. Não basta termos acesso a mesas fartas para nos saciarmos; precisamos aproximar-nos à mesa de Deus para não termos mais fome. Por isso, a palavra de Deus nos convida a reconhecermos o pão como dom de Deus.

Quando participamos do banquete eucarístico, temos acesso ao Pão da Eucaristia, Cristo Jesus, mas ao mesmo tempo somos convidados a partilharmos o pão do nosso tempo, fruto do trabalho, do nosso cansaço e do nosso amor com os outros. O pouco que podemos doar, oferecido com simplicidade e generosidade ao Senhor, pode ser por Ele multiplicado com abundância para a vida de muitos. “Dai-lhes vós mesmos de comer”, disse Jesus aos seus discípulos, que queriam que o Mestre despedisse a multidão que o escutava, que estava sendo saciada espiritualmente com o Pão da Palavra e curada em suas enfermidades. Mas precisava também do pão comestível para saciar a fome material do corpo.

Queridos irmãos e irmãs, não fechemos as portas do nosso coração. Jesus nos ensina que através da partilha, do amor caridade é possível ainda o milagre do amor que sacia a fome de pão, de justiça, de fraternidade e dignidade de vida. Diante de Deus e daqueles que estão no “deserto da nossa sociedade”, desassistidos, passando por necessidades, não podemos nos agarrar à desculpa de que temos “só cinco pães e dois peixes”, para não praticar a caridade, para não sermos solidários. Quando abrimos o nosso coração para acolhermos a bênção de Deus, acolhemos também a abundância da sua graça, que nos permite partilhar, para saciar o faminto, sem faltar o necessário para o nosso sustento.

Não se pode viver sem pão, mas também não se pode viver sem amor; principalmente não se pode viver sem acolher Jesus na nossa existência cotidiana, com a sua Palavra e o seu Amor para colocá-los em prática através das nossas ações e pelo testemunho de vida.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais