Cooperativas Agropecuárias das regiões de Erechim e Passo Fundo conhecem o Programa Mais Gestão

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico e social e para a geração de renda das cooperativas da agricultura familiar e seus associados, o Programa Mais Gestão, do Governo Federal, foi apresentado pela Emater/RS-Ascar, na tarde desta terça-feira (20), para representantes de 20 cooperativas das regiões de Passo Fundo e Erechim. O ato foi feito na Casa da Cultura de Tapejara, durante uma reunião de mobilização.

Na reunião, coordenada pela equipe da Unidade de Cooperativismo (UCP) de Erechim, o coordenador estadual das Unidades de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Francisco Manteze, apresentou a proposta central do trabalho a ser desenvolvido. Ele explicou que se trata de um Programa de apoio ao desenvolvimento da gestão das cooperativas da agricultura familiar, no Brasil. Pretende-se atender a partir de 2018, 1.032 empreendimentos da agricultura familiar no Brasil, sendo 124 cooperativas do Rio Grande do Sul, que serão assistidas pela Emater/RS-Ascar.

“Esses empreendimentos foram pré-selecionados em edital publicado em 2016, do extinto MDA. De 2012 a 2015 executamos a primeira etapa. Agora iniciaremos a etapa chamada Mais Gestão 2.0. A execução do Mais Gestão objetiva o assessoramento gerencial dos empreendimentos de forma gratuita para as cooperativas. Nesse sentido, a Emater despenderá de recursos financeiros próprios e também terá o aporte de recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e são repassados para a Emater/RS-Ascar por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)”, disse Manteze.

Após essa reunião de mobilização, as cooperativas interessadas fazem a adesão e, na sequência, inicia-se o diagnóstico, o plano de gestão e a execução, de acordo com cada necessidade, com vistas a qualificar as ações em seis áreas funcionais dos empreendimentos sendo eles, governança, gestão de pessoas, gestão financeira, festão de produção e processos, gestão comercial e gestão socioambiental.

Para participar do Programa os empreendimentos devem ser compostos por agricultores familiares, possuir DAP jurídica – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Na oportunidade, o coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Erechim, Cleunir Paris, apresentou as 20 cooperativas pré-selecionadas. Ele destacou também a importância do momento para a integração entre as cooperativas e para sanar as dúvidas sobre o Programa.

Nas regiões de Passo Fundo e Erechim foram pré-selecionadas para participar do Programa as cooperativas Coopasul, Cecafes, Coperfamília, Nossa Terra, Cooperval, Coopraf, Copermate, Cocel, Cooperbemm, Coopavi, Coohorti, Coopaf, Coolati, Coolaf, Coonalter, Coopvida, Coopervita, Copproratap, Cotapel e Farol. Para o presidente da cooperativa Nossa Terra, de Erechim, Adelmir Gaiardo, o Programa é muito importante, uma vez que o Mais Gestão vem dinamizar as ações que a Emater já está desenvolvendo com os empreendimentos coletivos da agricultura familiar, em especial na questão da gestão para as cooperativas.

A reunião contou ainda com a participação de representantes da Emater/RS-Ascar como os gerentes regionais de Passo Fundo e Erechim, Oriberto Adami e Gilberto Tonello, respectivamente, dos supervisores microrregionais Milton Rossetto e Fernanda Tacca Angonese, do assistente técnico regional também da Emater/RS-Ascar, Vilmar Leitzke, do chefe e da assistente administrativa do escritório municipal de Tapejara, Jair Batista do Amaral e Sandra Dal Bosco Sitta,  dos demais componentes da equipe da Unidade de Cooperativismo de Erechim, Teilor Schmidt e Frederico Modri Netto, da presidente da Câmara de Vereadores de Tapejara, Maeli Brunetto e do coordenador municipal da Agricultura, Eduardo Três.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais