20ªCRE realiza Encerramento do ano de 2022 com diretores e vice-diretores das Escolas Estaduais
Os Gestores Escolares ouviram e falaram dos principais desafios enfrentados nas Escolas, das conquistas, do trabalho responsável, e também da parceria da 20ªCRE
Com o objetivo de fazer uma Avaliação da caminhada de Gestão e Sonhar o 2023 com metas e planos para o próximo ano letivo é que a 20a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões, realizou um Encontro de Encerramento de Gestão e do Ano Letivo 2022, com Diretores, vice-diretores, representantes de coordenações pedagógicas das escolas e os profissionais que atuam nos Setores da Regional de Educação. O evento ocorreu no último dia 22, no Auditório do Colégio Estadual Três Mártires, município sede da Regional de Educação.
A coordenadora regional de Educação, Jogelci do Carmo Oliveira, abriu o Evento dando as boas-vindas aos presentes e abordando a pauta da reunião. ‘Este é um momento de olharmos para o ano de 2022 e tudo que realizamos ao longo da caminhada: trabalho, acertos, equívocos, as conquistas para após olharmos para o futuro com o novo ano que se aproxima, com novas metas e oportunidades de realizações e prosperidade”, disse.
A abertura ainda foi marcada pela presença do estudante, Arthur Koch Vieira, do Colégio anfitrião, Três Mártires, que encantou a todos com a canção Aleluia. Um momento de acolhida e reflexão. Após ocorreu a apresentação de um vídeo composto pela 20a CRE em conjunto com as direções que em uma palavra falaram “O que você espera do ano letivo de 2023?”. Esperança, Amor, União, Paz, Equilíbrio, Saúde, entre outras palavras de positividade marcaram as falas dos gestores.
Na sequência, as Chefias dos Setores de Recursos Humanos, Pedagógico, Administrativo Financeiro e Gabinete passaram a apresentar os Resultados de Gestão da 20ªCRE. Através dos relatos um resumo do trabalho realizado pela Regional de Educação, ao longo de dois anos, sendo mais especifico do ano de 2022, em prol das 80 Escolas em seus 28 municípios de sua abrangência através de projetos e acompanhamento Pedagógico, com Recursos Financeiros e de Gestão de Pessoas.
O setor de Recursos Humanos, liderado pela chefia Judilubia Ciprandi, apresentou os resultados do trabalho das pastas da aposentadorias, licenças, contratações, efetividade, cedências, trabalho de Rede, sistema e atualizações e tudo relacionado a vida funcional de professores e funcionários e, principalmente, do suporte do RH às escolas com a o atendimento aos estudantes e escolas por professores e funcionários efetivos, contratados e terceirizados, visando o bom funcionamento das Instituições Escoles. Já o setor Pedagógico, liderado pela chefia Sirlei Martins, falou sobre os projetos realizados nas escolas, as visitas e a atenção que o setor vem dando a todas as escolas, bem como apresentou o demandado pela Secretaria Estadual da Educação às CREs e destas às Escolas, bem como o trabalho realizadas pelas assessorias pedagógicas as Escolas e seus atendimentos afins: Ensino Fundamental Inicial e Final, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Indígena, Escolas de Campo, Educação Prisional, Educação Antirracista, Ensino Integral, Jergs, Cipave + e Proser, atendimento socioemocional, merenda escolar, certificações, protocolo, calendário escolar, Sistema ISE, matrículas, NTE e Tecnologias, entre outras. O setor Administrativo Financeiro, liderado pela chefia Marisa Bertol, discorreu sobre o trabalho realizado pelos assessores das pastas e suas funcionalidades: Os recursos de repasses enviados às escolas, pela Autonomia Financeira, PDDE, Nota Fiscal Gaúcha, Merenda Escolar, pelo Agiliza RS na Educação, o qual trouxe somente à região aproximadamente R$ 6 milhões de investimentos às Escolas Estaduais, Obras Escolares, Transporte Escolar, Patrimônio, entre outras ações e projetos realizados pelo setor.
Após a Coordenadora Jogelci e os assessores do Gabinete 20ªCRE falaram dos trabalhos realizados, como de assessorias jurídica, de atendimento à comunidade e escolas e de comunicação. A assessora Jurídica, Nádia Scariot, abordou sobre sua assessoria com um olhar voltados a todas as pastas e o atendimento pela articulação com os municípios. Na sequência, a coordenadora Jogelci do Carmo falou dos avanços e investimentos realizados na Educação como suporte e infraestrutura para o funcionamento das Escolas com o intuito de prestar um trabalho de excelência aos estudantes.
A Titular da 20ªCRE falou dos recursos do Agiliza RS, da valorização da função do Gestor Escolar com a especialização pelo Curso de Formação de Gestores Escolares pela Seduc, da implementação do Ensino Médio Integral nas Escolas Venina Palma de Palmeira das Missões e Olívia de Paula Falcão, em Erval Seco, que iniciam com o 1ª ano já em 2023 e ainda da parceria e maior proximidade da Seduc através da Regional com as Administrações Municipais pelo Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), Cessão de Uso de espaços, Temo de Cooperação e Alterações de Mantença e ainda pela reformulação do Ensino Médio, em que as maiores alterações vem em 2023, com estudantes ingressantes no 2º ano em 2023 assumindo maior protagonismo na escolha dos componentes que desejam estudar. Após, Jogelci falou sobre o Tema “Cativar”e “Um mundo Bem Melhor”, e da importância de se traçar caminhos, fazer laços, ter empatia, do planejamento, do equilíbrio emocional e da importância do trabalho coletivo, da sintonia, e da união de todos.
Após houve o momento de pausa para um coffee break e na sequência houve um minuto de silêncio pelas perdas sofridas na Educação, com uma pequena homenagem ao ex-diretor, Solano Lima, da Escola Olívia e professor a Escola Finzito, de Erval Seco, com o canto de amizade pela coordenadora Adjunta, Quielen Albarello,
Em um segundo momento foi a vez dos Gestores Escolares que divididos em Grupos fizeram uma avaliação do ano letivo e apresentaram seus sonhos para 2023. No feedback, entre os relatos dos representantes dos grupos os diretores solicitaram menos formações e|ou cursos online, pois as aulas voltaram com atendimento presencial em sua totalidade em 2023, que o Agiliza RS aconteça novamente em 2023, o qual já foi confirmado, e um olhar diferenciado para com as escolas com reduzido número de alunos. Para 2023 as colocações foram de positividade e chamamento para a responsabilidade, pois um gestor é o responsável por realizar lá na ponta os projetos e ações demandadadas pela Seduc e coordenadoria. Ainda houve agradecimento à Coordenadora Jogelci e toda sua Equipe pela condução do Trabalho frente à Regional, destacando o pronto atendimento e atenção as solicitações das Escolas, o suporte e atendimento de RH e Recurso e a Gestão Democrática com espaço e voz para todos, adotado pela Coordenadora. A diretora do olégio Três Mártires, Aline Cezar, falou em nme dos demais diretores.
No encerramento, houve a apresentação da aluna Lavínia Nunes, da Escola Lucila Nogueira de Boa Vista das Missões, que acompanhada de seu pai, Juliano Cancian, cantaram a música “É Natal Tchê” de Wilson Paim. No Final palavras de carinho, abraços e aplausos aos profissionais da Educação.