Mais quatro agroindústrias do Alto Uruguai recebem certificados do Peaf

A região do Alto Uruguai, a partir de dezembro, passa a contar com mais quatro agroindústrias legalizadas junto ao Programa Estadual de Agroindústrias Familiar (Peaf) e, em consequência, habilitadas a comercializar seus produtos através do Talão do Produtor diretamente ao consumidor. Receberam os Certificados de Inclusão as agroindústrias Aroma de Mulher, de Aratiba, a Agroindústria da Nice, de Getúlio Vargas, ambas com produção de panificados, e as agroindústrias Vale do Uruguai, voltada à produção de derivados da cana-de açúcar, e a Q’Formaio (queijaria), ambas de Mariano Moro. O Peaf é uma política de Estado, da Secretaria de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), executado pela Emater/RS-Ascar. A agroindústria familiar é uma política pública que visa ao desenvolvimento local, gera empregos, renda e valoriza os municípios.

Das 270 agroindústrias cadastrada no Peaf na região do Alto Uruguai, 126 já estão legalizadas. Estes números representam 7,59% dos empreendimentos cadastrados e 9,36% das agroindústrias incluídas no Peaf. No Estado, a média é de 2,70, enquanto a região do Alto Uruguai conta com 3,94 agroindústrias por município. Esse contraste demonstra a importância desta política pública para a região, bem como a vocação da população local em transformar produtos, e também reflete a atuação da Extensão Rural no incentivo à agroindustrialização das matérias-primas na propriedade rural, compara o extensionista rural, Carlos Angonese.

“Comprar queijo de São Paulo ou de outras regiões é muito diferente economicamente de comprar queijo de um agricultor dos nossos municípios”, avalia Angonese. Na primeira situação, por exemplo, o dinheiro pago irá remunerar funcionários, impostos, produtores de matéria-prima e a indústria de outras regiões. Já quando a comercialização é de produtos locais no local, todos os envolvidos da cadeia produtiva ganham e resulta em geração de renda, emprego e impostos no próprio município.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais