Lançado oficialmente o Roteiro Turístico Rural: Getúlio Vargas – Fé, Cultura e Tradição

Seis atrativos integram o projeto que é resultado do sonho de um grupo de empreendedores e da comunidade

Foi em clima de alegria e emoção que aconteceu o lançamento oficial do Roteiro Turístico Rural: “Getúlio Vargas – Fé, Cultura e Tradição”. O evento foi realizado no final da tarde desta segunda-feira, 19, na Casa Nostra, propriedade que integra o roteiro, localizada na Comunidade São pedro, Km 0.

O Roteiro Turístico Rural: “Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição” é uma realização do Núcleo de Agroturismo em parceria com a Prefeitura de Getúlio Vargas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Departamento de Turismo, Conselho Municipal de Turismo, Emater/Ascar, ACCIAS, Câmara de Turismo e Prodege – Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas. Conta com o apoio da Braspol, Instituto Histórico e Geográfico Municipal e Paróquia Imaculada Conceição.

O roteiro foi criado com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural, histórico e natural do município, vinculando para o turismo os espaços já existentes nas propriedades, proporcionando, assim, finais de semana de lazer e cultura para a população local e regional; promover e fomentar o turismo rural, cultural e de lazer no município; divulgar o nome da cidade de Getúlio Vargas; preservar as belezas naturais do meio rural de Getúlio Vargas; aliar o turismo e a prática pedagógica, através do Turismo Pedagógico, criando formas didáticas para serem trabalhadas com as crianças e adolescentes das escolas do município e região; e incentivar as agroindústrias do município a expandir a produção de seus produtos, estendendo a comercialização do produto e de sua marca para outras cidades, através do Turismo Rural.

A proposta também é trazer às famílias rurais que fazem e ou/ farão parte do projeto a possibilidade de transformar o turismo rural como uma fonte complementar de renda; incentivar os participantes do projeto a participar de eventos municipais, estaduais e nacional, divulgando e comercializando os seus produtos; ampliar a oferta desses produtos junto à Feira do Produtor e a merenda escolar através da agricultura familiar, como forma de divulgação dos produtos ofertados no roteiro para toda a população de Getúlio Vargas e região; orientar e capacitar os indivíduos envolvidos no projeto, utilizando-se de ferramentas e/ou programas de qualificação nas áreas de Turismo Rural, de procedimentos de segurança sanitária, de empreendedorismo, Gestão de Pessoas, etc.

 

O ROTEIRO

O roteiro “Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição” conta com os seguintes atrativos:

Igreja Matriz Imaculada Conceição, juntamente com a Braspol, através da memória do Padre Cônego Stanislau Olejnik, que foi uma fígura religiosa importantíssima para a população local.

Copermate (Cooperativa dos Produtores de Erva Mate de Getúlio Vargas), localizada na RS 135: é realizada a visitação a ervateira Comate, a uma plantação de erva mate que existe no local, bem como, degustação de chimarrão e um delicioso chá de erva mate.

Agroindústria da Lucy, localizada no Km 13, propriedade de Airton e Lucimar Vitali: no local o vistante terá como atrativos: oficina de bolachas, degustação, produtos coloniais e biografia familiar. Recanto do Campeiro, no Distrito do Rio Toldo, propriedade de Wilson Loch, no local é servido o almoço, com comida típica gaúcha, música tradicionalista, passeios a cavalo, visitação ao museu de objetos antigos, ambiente rústico e campeiro.

Casa do Mel, localizada no Distrito Industrial São Cristóvão, espaço administrado pela Associação dos Apicultores de Getúlio Vargas, no local o visitante encontra muita história sobre a Apicultura, o processamento de mel em sachês, degustação e comercialização de produtos feitos a base do Mel.

Recanto do Rio Formiga, localizada no Distrito de Souza Ramos, propriedade de Maria Helena e Ivo Zambam, no local os visitantes terão como atrativo: mata nativa/contemplação da natureza, atendimento familiar, degustação de produtos a base de peixe, jogo do cinquilho, etc.

Casa Nostra, sítio de Ivanir e Dionísio Morillos, localizada na Comunidade de São Pedro, no espaço o visitante terá momentos de reflexão, espiritualidade, emoção e fé, um espaço agradável para passar um dia de lazer, finalizando com um delicioso chá da tarde.

 

A SOLENIDADE

A solenidade de lançamento oficial do Roteiro Turístico Rural: “Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição” foi prestigiada pelas seguintes autoridades: Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; Vice-prefeito Elgido Pasa; vereadores; coordenadora da Divisão de Planejamento e Estruturação da Oferta Turística, representando a Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Cristina Beatriz Queirolo Feijó; gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo; coordenadora da Regional Turística Termas e Lagos, Maria Vanda Groch; presidente da ACCIAS, João Carlos de Oleksinski de Andrade; presidente da CDL, Dirce Maria Uebel de Oliveira; presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Sidnei Beledeli; diretor do Senac Erechim, Leandro Biachi; Julio César Brancher, representando o Credenor; gerente do Sicredi Agronegócio, Ademir Artêmio Iorkoski; secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Ademar José Rigon; Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto; Administração, Rosane Fátima Carbonera Cadorin; Fazenda, Ediane Bortolotti; Obras, Sérgio Lima; vereadores Dinarte Afonso Tagliari Farias, Jéferson Wilian Karpinski e Deliane Assunção Ponzi; supervisor Regional do Senar, Gelso Dall Bello; Claudiana Castro, instrutora do Senar do Programa de Turismo Rural; supervisora regional da Micro 2 da Emater-RS, Fernanda Tacca Angonese; Assistente Técnica Regional Social da Emater-RS, Nádia Farina Fiabane da Rosa; e o Chefe do Escritório da Emater de Getúlio Vargas, Renato Mores, além dos representantes das propriedades rurais que integram o Núcleo de Agroturismo.

Antes dos pronunciamentos, os presentes assistiram a uma retrospectiva histórica da trajetória dos participantes de preparação e capacitação através de conhecimento, visitas técnicas e troca de experiências, que culminaram com o lançamento oficial do Roteiro Turístico: “Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição”. O ato também marcou o encerramento do Módulo de Consolidação do Programa de Turismo Rural do Senar, realizado com o Núcleo de Agroturismo da Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas – ACCIAS.

 

UNIÃO DE UM GRUPO

O primeiro pronunciamento foi da proprietária da Casa Nostra, Ivanir Morillos, que falou em nome dos demais integrantes empreendedores. Ela lembrou da ideia e da formação do grupo, da união de forças das entidades, empenho, esforço coletivo e o desejo que contaminou as pessoas para a concretização deste roteiro. “E o sonho tornou-se realidade”, exclamou. Segundo ela, todos estão imbuídos e unidos para divulgar a cidade de Getúlio Vargas, colocando-a no cenário gaúcho como um espaço que merece ser visitado. Agradeceu a cada um dos instrutores que os ajudaram a se instrumentalizar para atuarem nessa indústria sem chaminés, chamada turismo. Afirmou que estão apenas iniciando e muito têm a aprender, mas esperam contar com o apoio e o assessoramento que sempre tiveram para dar continuidade ao projeto de forma cada vez melhor.

Em seguida, quem fez seu pronunciamento foi o presidente da ACCIAS, João Carlos Oleksinski de Andrades, que destacou o grande potencial da região para o turismo, através das suas agroindústrias e propriedades rurais, bastando apenas organização e mostrar para a sociedade tudo que há de bom no município. Lembrou do início através do Núcleo do Agroturismo, na ACCIAS, o apoio das entidades, e finalizou parabenizando a todos pelos resultados alcançados, garantindo de que o turismo será um dos impulsionadores do desenvolvimento do município.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ademar José Rigon, lembrou o trabalho desenvolvido junto ao grupo de empreendedores, iniciado em 2015, as visitas para verificar quem tinha potencial, os embelezamentos nas propriedades, as capacitações e qualificações de preparação para o turismo, a acreditação da ideia, a união. “Não se faz turismo isoladamente, mas em conjunto”, acrescentou. Ademar destacou a criação do Programa de Impulsionamento da Agricultura Familiar, que possibilitou levar infraestrutura através de máquinas e equipamentos às propriedades. Desejou sucesso a todos e aconselhou melhorias contínuas e permanentes. Agradeceu o apoio do Sicredi, que também está acreditando e apoiando financeiramente o projeto.

Também se pronunciaram o gerente adjunto da Emater, Marcos Gobbo, que salientou a necessidade de organização dos participantes e divulgação do Roteiro; o Supervisor Regional do Senar, Gelso Dall Bello, e a instrutora do Senar do Programa de Turismo Rural, Claudiana Castro, que abordaram todo o processo de capacitação dos participantes; a coordenadora da Regional Turística Termas e Lagos, Maria Vanda Groch, cumprimentou a todos e desejou sucesso; e a Coordenadora da Divisão de Planejamento e Estruturação da Oferta Turística, representando a Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Cristina Beatriz Queirolo Feijó, destacou a articulação e a cooperação de todas as entidades e o envolvimento dos empreendedores, afirmando que o roteiro já é um sucesso.

 

REALIZAÇÃO DE UM SONHO

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, enalteceu que todos estavam acompanhando a realização de um sonho. “Um sonho que há muito tempo o nosso município estava esperando, que era a concretização de um roteiro turístico”. Segundo Soligo, o turismo não se faz sozinho e, acima de tudo, é preciso acreditar que é possível. “Estou feliz porque estou diante de pessoas que se desacomodaram, saíram de sua zona de conforto e colocaram sua propriedade à disposição, abriram suas portas, inovaram e hoje Getúlio Vargas tem um belíssimo roteiro turístico recheado de fé, cultura e tradição”, sentenciou. Afirmou que o roteiro turístico de Getúlio Vargas é completo, é fantástico e realiza sonhos. Ao finalizar, convidou a todos a ajudarem a divulgar e promover o Roteiro Turístico Rural: Getúlio Vargas – Fé, Cultura e Tradição.

Para marcar o momento, de forma simbólica, o prefeito Mauricio Soligo e um representante de cada empreendimento descerraram o banner com a marca do roteiro. O evento encerrou com a degustação dos produtos ofertados no roteiro, ao ar livre, na área externa da Casa Nostra. Um momento de descontração e integração de todos.

Comentários estão fechados.