Lançado oficialmente o Roteiro Turístico Rural: Getúlio Vargas – Fé, Cultura e Tradição

Seis atrativos integram o projeto que é resultado do sonho de um grupo de empreendedores e da comunidade

Foi em clima de alegria e emoção que aconteceu o lançamento oficial do Roteiro Turístico Rural: “Getúlio Vargas – Fé, Cultura e Tradição”. O evento foi realizado no final da tarde desta segunda-feira, 19, na Casa Nostra, propriedade que integra o roteiro, localizada na Comunidade São pedro, Km 0.

O Roteiro Turístico Rural: “Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição” é uma realização do Núcleo de Agroturismo em parceria com a Prefeitura de Getúlio Vargas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Departamento de Turismo, Conselho Municipal de Turismo, Emater/Ascar, ACCIAS, Câmara de Turismo e Prodege – Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas. Conta com o apoio da Braspol, Instituto Histórico e Geográfico Municipal e Paróquia Imaculada Conceição.

O roteiro foi criado com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural, histórico e natural do município, vinculando para o turismo os espaços já existentes nas propriedades, proporcionando, assim, finais de semana de lazer e cultura para a população local e regional; promover e fomentar o turismo rural, cultural e de lazer no município; divulgar o nome da cidade de Getúlio Vargas; preservar as belezas naturais do meio rural de Getúlio Vargas; aliar o turismo e a prática pedagógica, através do Turismo Pedagógico, criando formas didáticas para serem trabalhadas com as crianças e adolescentes das escolas do município e região; e incentivar as agroindústrias do município a expandir a produção de seus produtos, estendendo a comercialização do produto e de sua marca para outras cidades, através do Turismo Rural.

A proposta também é trazer às famílias rurais que fazem e ou/ farão parte do projeto a possibilidade de transformar o turismo rural como uma fonte complementar de renda; incentivar os participantes do projeto a participar de eventos municipais, estaduais e nacional, divulgando e comercializando os seus produtos; ampliar a oferta desses produtos junto à Feira do Produtor e a merenda escolar através da agricultura familiar, como forma de divulgação dos produtos ofertados no roteiro para toda a população de Getúlio Vargas e região; orientar e capacitar os indivíduos envolvidos no projeto, utilizando-se de ferramentas e/ou programas de qualificação nas áreas de Turismo Rural, de procedimentos de segurança sanitária, de empreendedorismo, Gestão de Pessoas, etc.

 

O ROTEIRO

O roteiro “Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição” conta com os seguintes atrativos:

Igreja Matriz Imaculada Conceição, juntamente com a Braspol, através da memória do Padre Cônego Stanislau Olejnik, que foi uma fígura religiosa importantíssima para a população local.

Copermate (Cooperativa dos Produtores de Erva Mate de Getúlio Vargas), localizada na RS 135: é realizada a visitação a ervateira Comate, a uma plantação de erva mate que existe no local, bem como, degustação de chimarrão e um delicioso chá de erva mate.

Agroindústria da Lucy, localizada no Km 13, propriedade de Airton e Lucimar Vitali: no local o vistante terá como atrativos: oficina de bolachas, degustação, produtos coloniais e biografia familiar. Recanto do Campeiro, no Distrito do Rio Toldo, propriedade de Wilson Loch, no local é servido o almoço, com comida típica gaúcha, música tradicionalista, passeios a cavalo, visitação ao museu de objetos antigos, ambiente rústico e campeiro.

Casa do Mel, localizada no Distrito Industrial São Cristóvão, espaço administrado pela Associação dos Apicultores de Getúlio Vargas, no local o visitante encontra muita história sobre a Apicultura, o processamento de mel em sachês, degustação e comercialização de produtos feitos a base do Mel.

Recanto do Rio Formiga, localizada no Distrito de Souza Ramos, propriedade de Maria Helena e Ivo Zambam, no local os visitantes terão como atrativo: mata nativa/contemplação da natureza, atendimento familiar, degustação de produtos a base de peixe, jogo do cinquilho, etc.

Casa Nostra, sítio de Ivanir e Dionísio Morillos, localizada na Comunidade de São Pedro, no espaço o visitante terá momentos de reflexão, espiritualidade, emoção e fé, um espaço agradável para passar um dia de lazer, finalizando com um delicioso chá da tarde.

 

A SOLENIDADE

A solenidade de lançamento oficial do Roteiro Turístico Rural: “Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição” foi prestigiada pelas seguintes autoridades: Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; Vice-prefeito Elgido Pasa; vereadores; coordenadora da Divisão de Planejamento e Estruturação da Oferta Turística, representando a Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Cristina Beatriz Queirolo Feijó; gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo; coordenadora da Regional Turística Termas e Lagos, Maria Vanda Groch; presidente da ACCIAS, João Carlos de Oleksinski de Andrade; presidente da CDL, Dirce Maria Uebel de Oliveira; presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Sidnei Beledeli; diretor do Senac Erechim, Leandro Biachi; Julio César Brancher, representando o Credenor; gerente do Sicredi Agronegócio, Ademir Artêmio Iorkoski; secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Ademar José Rigon; Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto; Administração, Rosane Fátima Carbonera Cadorin; Fazenda, Ediane Bortolotti; Obras, Sérgio Lima; vereadores Dinarte Afonso Tagliari Farias, Jéferson Wilian Karpinski e Deliane Assunção Ponzi; supervisor Regional do Senar, Gelso Dall Bello; Claudiana Castro, instrutora do Senar do Programa de Turismo Rural; supervisora regional da Micro 2 da Emater-RS, Fernanda Tacca Angonese; Assistente Técnica Regional Social da Emater-RS, Nádia Farina Fiabane da Rosa; e o Chefe do Escritório da Emater de Getúlio Vargas, Renato Mores, além dos representantes das propriedades rurais que integram o Núcleo de Agroturismo.

Antes dos pronunciamentos, os presentes assistiram a uma retrospectiva histórica da trajetória dos participantes de preparação e capacitação através de conhecimento, visitas técnicas e troca de experiências, que culminaram com o lançamento oficial do Roteiro Turístico: “Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição”. O ato também marcou o encerramento do Módulo de Consolidação do Programa de Turismo Rural do Senar, realizado com o Núcleo de Agroturismo da Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas – ACCIAS.

 

UNIÃO DE UM GRUPO

O primeiro pronunciamento foi da proprietária da Casa Nostra, Ivanir Morillos, que falou em nome dos demais integrantes empreendedores. Ela lembrou da ideia e da formação do grupo, da união de forças das entidades, empenho, esforço coletivo e o desejo que contaminou as pessoas para a concretização deste roteiro. “E o sonho tornou-se realidade”, exclamou. Segundo ela, todos estão imbuídos e unidos para divulgar a cidade de Getúlio Vargas, colocando-a no cenário gaúcho como um espaço que merece ser visitado. Agradeceu a cada um dos instrutores que os ajudaram a se instrumentalizar para atuarem nessa indústria sem chaminés, chamada turismo. Afirmou que estão apenas iniciando e muito têm a aprender, mas esperam contar com o apoio e o assessoramento que sempre tiveram para dar continuidade ao projeto de forma cada vez melhor.

Em seguida, quem fez seu pronunciamento foi o presidente da ACCIAS, João Carlos Oleksinski de Andrades, que destacou o grande potencial da região para o turismo, através das suas agroindústrias e propriedades rurais, bastando apenas organização e mostrar para a sociedade tudo que há de bom no município. Lembrou do início através do Núcleo do Agroturismo, na ACCIAS, o apoio das entidades, e finalizou parabenizando a todos pelos resultados alcançados, garantindo de que o turismo será um dos impulsionadores do desenvolvimento do município.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ademar José Rigon, lembrou o trabalho desenvolvido junto ao grupo de empreendedores, iniciado em 2015, as visitas para verificar quem tinha potencial, os embelezamentos nas propriedades, as capacitações e qualificações de preparação para o turismo, a acreditação da ideia, a união. “Não se faz turismo isoladamente, mas em conjunto”, acrescentou. Ademar destacou a criação do Programa de Impulsionamento da Agricultura Familiar, que possibilitou levar infraestrutura através de máquinas e equipamentos às propriedades. Desejou sucesso a todos e aconselhou melhorias contínuas e permanentes. Agradeceu o apoio do Sicredi, que também está acreditando e apoiando financeiramente o projeto.

Também se pronunciaram o gerente adjunto da Emater, Marcos Gobbo, que salientou a necessidade de organização dos participantes e divulgação do Roteiro; o Supervisor Regional do Senar, Gelso Dall Bello, e a instrutora do Senar do Programa de Turismo Rural, Claudiana Castro, que abordaram todo o processo de capacitação dos participantes; a coordenadora da Regional Turística Termas e Lagos, Maria Vanda Groch, cumprimentou a todos e desejou sucesso; e a Coordenadora da Divisão de Planejamento e Estruturação da Oferta Turística, representando a Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Cristina Beatriz Queirolo Feijó, destacou a articulação e a cooperação de todas as entidades e o envolvimento dos empreendedores, afirmando que o roteiro já é um sucesso.

 

REALIZAÇÃO DE UM SONHO

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, enalteceu que todos estavam acompanhando a realização de um sonho. “Um sonho que há muito tempo o nosso município estava esperando, que era a concretização de um roteiro turístico”. Segundo Soligo, o turismo não se faz sozinho e, acima de tudo, é preciso acreditar que é possível. “Estou feliz porque estou diante de pessoas que se desacomodaram, saíram de sua zona de conforto e colocaram sua propriedade à disposição, abriram suas portas, inovaram e hoje Getúlio Vargas tem um belíssimo roteiro turístico recheado de fé, cultura e tradição”, sentenciou. Afirmou que o roteiro turístico de Getúlio Vargas é completo, é fantástico e realiza sonhos. Ao finalizar, convidou a todos a ajudarem a divulgar e promover o Roteiro Turístico Rural: Getúlio Vargas – Fé, Cultura e Tradição.

Para marcar o momento, de forma simbólica, o prefeito Mauricio Soligo e um representante de cada empreendimento descerraram o banner com a marca do roteiro. O evento encerrou com a degustação dos produtos ofertados no roteiro, ao ar livre, na área externa da Casa Nostra. Um momento de descontração e integração de todos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais