Curso de Engenharia Elétrica da URI visita nova subestação da RGE

 

Acadêmicos do Curso de Engenharia Elétrica da URI conheceram, no último dia 12 de novembro, a obra da nova Subestação de Energia da RGE em Severiano de Almeida. O grupo foi acompanhado pelos professores Adilson  Stankiewicz, Coordenador do Curso, e Fernando Peres. A visita foi orientada pelo Engenheiro Eletricista Marcos Nehring, e pelo Técnico em Eletrotécnica, Gabriel Bossoni, funcionários da empresa.

As Subestações são partes integrantes do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica, sendo responsável pelo controle, proteção e transferência de potência. Nestas instalações encontram-se diversos dispositivos importantes para o sistema como chaves seccionadoras, disjuntores, transformadores de potência, transformadores de corrente e outros dispositivos.

Como a Subestação é telecomandada, também encontram-se dispositivos de telecomunicação nas suas instalações. Dispositivos ligados à disciplina de Eletrônica de Potência adequam níveis e formas de energia elétrica para o sistema de proteção e operação da Subestação. Durante a visita, os acadêmicos puderam acompanhar e conhecer a obra, bem como aspectos ligados ao seu projeto e execução.

Segundo o professor Adilson, “o ciclo de visitas técnicas faz parte do programa de extensão do curso e tem como meta proporcionar vivências da profissão aos estudantes. O intercâmbio de informação com os profissionais da área também agrega conhecimento e traz uma perspectiva do trabalho futuro”. Por isso, salienta o coordenador, “o Curso de Engenharia Elétrica e a Universidade agradecem à empresa pela oportunidade de aprendizado, principalmente aos funcionários que orientaram a visita e compartilharam seus conhecimentos profissionais com os acadêmicos”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais