Inovação e possibilidades de parcerias estão reunidas no Portal Integra do IFRS

Plataforma será lançada nesta terça-feira e busca estimular aproximação entre infraestrutura e servidores do IFRS com demandas da comunidade. Evento on-line de lançamento será às 17h, com transmissão via YouTube

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Informações sobre produtos, serviços, infraestrutura, parcerias e conhecimentos dos servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão agora reunidas no Integra – Portal da Inovação do IFRS. A plataforma será lançada nesta terça-feira, 20 de outubro de 2020, em um evento on-line com transmissão pelo canal IFRS-Oficial no YouTube a partir das 17h, aberto a todos os interessados.

O Integra visa apresentar resultados e possibilidades à comunidade, a fim de estimular parcerias que promovam seu desenvolvimento socioeconômico sustentável, uma das missões dos Institutos Federais (IFs). A ferramenta atua também na gestão das inovações produzidas nas 18 unidades do IFRS (17 campi e Reitoria), ao unificar e facilitar a busca pelos dados. O Portal está organizado nas seguintes páginas:

  • Portfólio – apresenta o currículo profissional dos servidores; produções, laboratórios e equipamentos disponíveis nos campi do IFRS.
  • Vitrine Tecnológica – expõe os produtos ou serviços desenvolvidos por projetos de pesquisa, ensino e extensão e disponíveis para transferência a organizações públicas ou privadas interessadas.
  • Prestação de Serviços – oferta laboratórios do IFRS e conhecimento, tais como consultorias, capacitações para a solução de demandas de empresas públicas, privadas e pessoas físicas.
  • Organizações Parceiras – apresenta os relacionamentos firmados entre o IFRS e organizações públicas e privadas, associações e fóruns interessados no desenvolvimento socioeconômico sustentável das regiões de atuação do Instituto.
  • Escritório de Projetos – é o departamento responsável pela articulação de projetos cooperados com organizações públicas e privadas, pelos fluxos institucionais para parcerias e transferência de tecnologia, pelos habitats de inovação e oportunidades de fomento externo.

Um bom gerenciamento da inovação e a integração com as demandas locais são fundamentais para melhores resultados das instituições de ciência e tecnologia, salienta o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFRS, Rodrigo Noll, afirmando que o Integra vem cumprir esse papel. “A inovação deve estar alinhada às demandas da comunidade para gerar um impacto positivo. Para isso, é fundamental que uma instituição de ciência e tecnologia se conheça, seja capaz de capturar e encaminhar as demandas da comunidade, gerenciando esse relacionamento”, resume. Noll complementa que é necessário que a instituição apresente para a sociedade produtos e serviços inovadores desenvolvidos por seus pesquisadores, valorizando ainda mais o conhecimento produzido pelo IFRS.

Além dessas funcionalidades, o Integra permite gerenciar oportunidades de fomento aos projetos dos pesquisadores. Com sua conta institucional, os servidores do IFRS podem acessar algumas áreas específicas, como o sistema de recomendação de editais de apoio a projetos e outras oportunidades.

Instituições de outros estados buscam parceria para implantar o Integra

Outras instituições de ciência e tecnologia manifestaram interesse no Portal da Inovação Integra. Atualmente, o IFRS está executando projetos pilotos com os IFs São Paulo (IFSP) e Minas Gerais (IFMG), para adequar o Integra às suas infraestruturas. A meta é implantar a plataforma nessas duas instituições até o final deste ano.

Contatos com o NIT podem ser realizados pelo e-mail [email protected] ou diretamente pelo Integra – Portal da Inovação do IFRS.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais