“Apaes são indispensáveis para as famílias e comunidades”, afirma Paparico Bacchi

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes (Freapaes), deputado Paparico Bacchi (PL), percorre o Estado para conhecer a realidade das associações que executam projetos e desenvolvem ações voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O deputado Paparico Bacchi (PL) percorre o Estado disposto a fortalecer projetos e apoiar ações voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Em roteiros pelas regiões da Fronteira Oeste, Vales e Central, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes (Freapaes), visitou as sedes e manteve audiências com diretores das entidades que atendem crianças, jovens e adultos nas áreas de educação, saúde e assistência social. O mesmo diálogo é mantido com representantes das Apaes das regiões Nordeste, Alto Uruguai, Produção e Serra gaúcha.

“Entendo que as Apaes são indispensáveis para o desenvolvimento integral e a qualidade de vida da pessoa deficiente, assim como de seus familiares. Tenho uma filha de 11 anos que nasceu com Síndrome de Down e que desenvolveu o autismo. Minha experiência pessoal coloca-me ao lado dos pais, irmãos, tios, avós e até amigos que precisam de apoio para desenvolver habilidades, superar desafios e contribuir com a inclusão nesta causa que é de todos”, ressalta o deputado Paparico Bacchi.

Em Santa Cruz do Sul, Paparico Bacchi conheceu Artur, de nove meses, que chegava na escola da Apae para mais um dia de atividades. De acordo com a mãe Ana Maria Heller, desde o diagnóstico até os dias atuais, a Apae foi importante no sentido de oferecer atendimento especializado para a criança e oportunizar orientação e atendimento adequado à família.

No município de São Borja, Paparico Bacchi esteve reunido com Ricardo Dornelles Souza, presidente da Apae do município localizado na Fronteira Oeste e que também atende argentinos. Na oportunidade o deputado visitou as obras de ampliação da unidade localizada na Vila Cabeleira e onde está sendo desenvolvido o projeto “Avante Apae”. O espaço construído com recursos doados pela própria comunidade oferece ampla e moderna estrutura para atendimentos à comunidade.

No encontro com a direção da Apae de São Gabriel, Paparico Bacchi recebeu apelo para intervir junto aos órgãos competentes do Estado e auxiliar na regularização de questões burocráticas. Problemas administrativos anteriores impedem que a entidade receba recursos públicos, fator que limita a oferta de serviços e atendimento à comunidade. De acordo com os relatos dos dirigentes o município contribui com servidores e veículos, enquanto que a comunidade apoia com doações, mas a regularidade fiscal seria importante para fortalecer a entidade.

Em Santiago, Sant’Ana do Livramento e Cachoeira do Sul, as visitas e reuniões com representantes da Apae serviram para reforçar o entendimento acerca da atuação das entidades e coleta de subsídios que serão inseridas no plano de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes.

Políticas públicas permanentes  

O deputado Paparico Bacchi ressalta que “as ideias e exemplos poderão ser transformados em propostas de políticas públicas permanentes, pois as Apaes são indispensáveis para as famílias e todas as comunidades”, finaliza.

Por Assessoria Deputado Paparico Bacchi

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais