Deputado Paparico quer prioridade em reumatologia e dermatologia na região

Hospital de Aratiba aguarda contratualização com Estado para oferecer serviços aos usuários do Serviço Único de Saúde

O deputado Paparico Bacchi (PL) reivindica que o Estado priorize a contratualização dos serviços de dermatologia e reumatologia clínica do Hospital Comunitário de Aratiba. De acordo com o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa e membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, a instituição de saúde cumpriu todas as exigências da Secretaria Estadual da Saúde e está em condições de ampliar a oferta de serviços oferecidos aos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS).

No início do ano, Paparico Bacchi manteve audiência com a direção da Associação Comunitária Hospitalar Aratiba (Acha). Na ocasião, ao ser recebido pela presidente Neuza Munaro Appelt, diretor geral Lucir De Conto e diretora administrativa Rosane Klein Mocellin, Paparico Bacchi assumiu o compromisso de apoiar as demandas do hospital que já é referência em consultas, exames e cirurgias nas áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia.

Em recente despacho a Secretaria Estadual da Saúde informa que “a implantação dos serviços está impossibilitada pelo decreto de contingenciamento de despesa do Estado”. Os valores previstos para os dois contratos totalizam R$52,2 mil mensais, sendo de R$ 26,1 mil para cada especialidade. Os processos de credenciamento foram cadastradas em 2017 (dermatologia) e 2019 (reumatologia).

“Tenho compromisso com o fortalecimento dos hospitais regionais e com a melhoria da saúde pública para os gaúchos. Entendo que a habilitação dos serviços de dermatologia clínica e reumatologia do Hospital Comunitário de Aratiba, representa importante avanço na saúde do Alto Uruguai, pois aproxima o atendimento de especialidades médicas importante no diagnóstico precoce, tratamento e prevenção de doenças”, ressalta o deputado Paparico Bacchi, que pretende apresentar os mesmos argumentos à secretária de Saúde Arita Bergmann.

Para usufruir dos serviços de dermatologia e reumatologia os usuários do SUS dependem da regionais de Passo Fundo e da central de de Porto Alegre, pois até o momento não há profissionais habilitados na região de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Erechim.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais