Vereadores encaminham moção solicitando o adiamento do Enem 2020

Preocupados com a situação atual da educação devido a pandemia do Covid-19, os vereadores Alessandro Dal Zotto (PSB) e Sandra Picoli (PCdoB), apresentaram na sessão de segunda-feira (18/05), moção a ser encaminhada ao Presidente da República, Ministro da Educação e ao MEC solicitando o adiamento do Enem que está previsto para os dias 1º e 8 de novembro de 2020. A moção foi subscrita pelo vereador André Jucoski (PDT).

As aulas da rede pública e privada estão suspensas desde março, e algumas escolas continuam aplicando aula de forma online, mas que segundo os vereadores, não concentra um aprendizado justo. “Conforme o Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2019, apenas 45,7% das instituições de ensino de educação básica possuem biblioteca ou sala de leitura. Além do mais, pesquisa divulgada em 2019 aponta que 58% dos domicílios no Brasil não têm acesso a computadores e 33% não dispõem de internet. Entre as classes menos favorecidas, o acesso é ainda mais restrito”, comenta Dal Zotto.

“Considerando a flagrante desigualdade social e educacional no Brasil, manter as datas de aplicação do Enem 2020 para o mês de novembro afigura-se não somente uma exorbitação do poder regulamentar do Executivo, mas também um atentado aos princípios constitucionais”, enfatiza Sandra.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais