Agricultores familiares vão às urnas

SUTRAF-AU promove até o dia 3 de junho processo eleitoral para escolha da nova coordenação sindical

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU, deu início na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, as eleições para escolha da nova direção do sindicato. A cerimônia de abertura das eleições ocorreu na sede de Erechim, reunindo diversas lideranças.

O processo democrático, consulta os associados que escolhem a coordenação que irá conduzir a entidade pelos próximos três anos. A eleição é composta por uma chapa única, com a proposta de reeleição para o atual coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, e demais 266 membros distribuídos em 23 sedes municipais, uma sede regional e mais conselho fiscal.

Para o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – FETRAF-RS, Rui Alberto Valença, o processo é importante por integrar todos os membros. “É uma tradição nossa dos movimentos sociais, da agricultura familiar, termos essa eleição onde o agricultor vota para a coordenação do sindicato, sempre preservando pela democracia e pela participação de todos. Então é uma alegria termos esse momento em que os agricultores vão até o sindicato para exercer esse direito”, disse.

O presidente da Agricoop, Mário Farina, enfatiza que a eleição demonstra a democracia e a transparência e o envolvimento dos associados no processo. “Não é só reivindicar, mas ver também o sindicato para demonstrar a transparência. As cooperativas de produção com o processo de luta e organização nasceram no sindicato, então mais que lembrar do passado, mas o presente e o futuro, buscamos cada vez mais trabalhar com essa parceria, respeitando a autonomia de cada entidade. Mas nos fortalecendo porque temos grandes desafios pela frente nos próximos meses”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Alderi Oldra, observou a importância do SUTRAF-AU para o fortalecimento da agricultura familiar. “O SUTRAF tem desenvolvido um trabalho com uma importância muito grande com os nossos agricultores, principalmente os pequenos que são aqueles que produzem e colocam alimentos na mesa da população”, afirmou.

A presidenta do CPERS, Marisa Betiato, salientou que o fortalecimento das entidades sindicais é importantíssimo para as lutas vividas no momento atual. “Estamos tendo o início de um novo começo, porque com as entidades organizadas, com os sindicatos já está sendo difícil esse momento, com a retirada de direitos e os ataques que a classe trabalhadora, imagine se não tivéssemos unidos em categorias e as entidades estarem lutando juntas”, comentou.

Participaram ainda da abertura das eleições em Erechim, representantes do Sindicato da Alimentação, Atapers, CooperaL, Creral e Cooperfamilia. Os associados do SUTRAF-AU têm até às 16h30min do dia 3 de junho para participar da votação. Conforme a comissão eleitoral do SUTRAF-AU é fundamental a participação de todos os associados no processo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais