Aprovada moção do vereador Emerson Schelski em apoio à alteração na idade limite para ingresso na Brigada Militar e no Corpo de Bombeiro

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Foi aprovada na sessão ordinária da última segunda-feira (19) a moção de autoria do vereador Emerson Schelski (PSDB) em apoio aos projetos 1469/20 e 29/2020, que tramitam na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, respectivamente. Ambos tratam da possibilidade de aumentar a idade limite para o ingresso nas carreiras da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros do estado, tanto nos quadros de oficiais e de praças quanto para os quadros de oficiais médicos, de saúde ou de outras especializações.

Conforme detalha Schelski, a alteração na idade limite – que hoje é de 25 anos para soldado e 29 para oficiais – é pertinente e necessária para impedir as ocorrências de injustiças por parte da Administração Pública, bem como por concursos públicos que inviabilizam, por conta da idade, o acesso a cargos públicos. A proposta dos projetos em tramitação busca aumentar o limite para 35 e 40 anos, respectivamente. “Os candidatos com 35 anos possuem condições física e psicológica para integrar a corporação. Permitir o ingresso dessas pessoas atende ao princípio do interesse público por conta de que há estudos de que pessoas mais maduras possuem maior capacidade para bem atender a população. Além disso, a idade traz consigo a bagagem de uma vida, o tato para atender todo cidadão com educação, sabedoria e equilíbrio necessários em momentos de pressão”, exalta o vereador.

Após a aprovação no plenário, a moção foi encaminhada ao governo do RS, à Secretaria Estadual de Segurança Pública, à presidência da Assembleia Legislativa e à presidência da Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Vereadores de Erechim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.