Acadêmicos da UFFS promovem evento com cacique guarani para estudantes da região

Atividade foi articulada pelo núcleo de História do PIBID no Dia dos Povos Indígenas

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O núcleo de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim promoveu, na segunda-feira (19), o evento virtual “História indígena em debate”. A iniciativa foi concretizada no âmbito da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helvética Rotta Magnabosco, onde atuam os acadêmicos do núcleo.

A atividade, realizada naquele que é conhecido como Dia dos Povos Indígenas, ocorreu nos períodos da manhã e da tarde. Os estudantes assistiram a uma palestra do acadêmico Joel Kuaray, discente do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Joel é professor, possui magistério pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). É guarani e cacique da Terra Indígena Mato Preto (Aldeia Araudú Verá).

– Todas as palestras que eu faço são sempre uma experiência nova. Cada aluno, de cada escola, é diferente, e eu acabo aprendendo com isso. Daí a importância de os alunos também poderem me questionar sobre suas curiosidades. É sempre um prazer falar sobre o meu povo e a minha cultura, ainda mais em uma região em que é muito difícil ser indígena – destacou Joel.

Para a professora Andréia Terezinha Kaminscki Paida, mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFFS, a atividade foi importante para “estimular a desnaturalização social e combater o etnocentrismo que possa residir nos currículos escolares”.

– Mais do que uma data obrigatória no calendário escolar, o Dia dos Povos Indígenas permite que possamos estar em contato com as culturas desses povos que formam o Brasil. Para que consigamos romper com estereótipos sobre as culturas indígenas é preciso não apenas darmos voz a esses sujeitos. É de fundamental importância, ouvi-los – disse Andréia.

Na UFFS – Campus Erechim, o PIBID de História conta com os seguintes bolsistas: Guilherme José Schons, Daniel da Silva Amorim, Andressa Mara Schuck, Jennifer Gama Silva, Alessandra Remussi, Isadora Canello, João Paulo de Almeida Farina e José Fhelipe da Fonseca Santos – todos atuam na Escola Helvética supervisionados pela professora Andréia. A coordenação e orientação do núcleo é feita pelos professores Halferd Carlos Ribeiro Júnior e Isabel Rosa Gritti.

Nos próximos meses, os acadêmicos do núcleo continuarão desenvolvendo atividades na escola. Segundo eles, “no intuito de propiciar a deflagração de um contexto que suscite a pesquisa sobre o ensino de História na Educação Básica”.

Assessoria de Comunicação
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.