Emater/RS-Ascar e Cooperval proporcionam viagem educativa a jovens rurais para 6ª Festa Nacional das Sementes Crioulas

Um grupo de 30 de agricultores de Erval Grande e região do Alto Uruguai, dentre os quais, jovens participantes do Projeto Jovem Cooperativo e entidades parceiras, realizou excursão educativa, no sábado (17), para conhecimento de alternativas sustentáveis para a agricultura familiar na 6ª Festa Nacional das Sementes Crioulas e 12ª Expo Anchieta, realizadas nos dias 16, 17 e 18 de março, no município de Anchieta, na região Oeste de Santa Catarina.

O evento contou com palestras e oficinas, abordando aspectos da segurança e soberania alimentar e da sustentabilidade da agricultura familiar, envolvendo temas como sementes crioulas, Agroecologia, turismo rural, alimentação saudável, plantas/frutas nativas, artesanato, cultura e integração, bem como exposição da biodiversidade através das sementes crioulas, destacando-se as sementes de milho, feijão e arroz, dentre outras.

Pela parte da manhã o grupo visitou estandes e bancas de produtos coloniais e orgânicos. Também conferiu museu com exposição de itens antigos relacionados à atividade rural. Também prestigiaram a palestra “Agricultura e Alimentos para Vida – cuidando de si e do mundo para uma vida longa com saúde” ministrada pelas palestrantes Inês Claudete Burg e Julian Perez Cassarino, da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).

À tarde, o grupo participou de oficinas, sendo que cada participante pôde escolher entre as 13 oferecidas aquela que tivesse maior aptidão ou relação com a atividade que desempenha ou pretende se dedicar. Foram ministrados temas relativos à culinária à base de milho crioulo, hortas e quintais produtivos, agroturismo e ecoturismo, bioconstrução, plantas medicinais voltadas para o cultivo e utilização, técnicas locais e melhoramento genético de variedades crioulas de milho; culinária à base de integrais – produção de brotos e sucos verde para a alimentação; plantas não convencionais na alimentação e frutas nativas. Outras opções foram oficinas de meliponicultura – abelha nativa sem ferrão, germinando arte, artesanato com sementes, jogos teatrais; oficina crítica de arte; regulamentos orgânicos e certificação de grupos de produtores por auditoria.

Acompanharam a excursão os extensionistas da Emater/RS-Ascar, Juliano Galina, do Escritório Municipal de Erval Grande, e Cleunir Augusto Paris e JhonatanMunarettoImlau, da Unidade de Cooperativismo de Erechim. Para Galina, a viagem educativa proporcionou conhecimento teórico e prático, através de palestra e oficinas. “Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade e adquirir as sementes crioulas para implantação nas suas propriedades”, salientou.

As jovens Maria Sulenta e Bianca Wietzycoski comentam que a viagem de estudos foi muito oportuna, pois ampliou seus horizontes sobre alternativas sustentáveis para a agricultura familiar e, os temas tratados podem ser facilmente replicados em suas unidades de produção familiar. Elas participaram da oficina sobre Plantas Medicinais e contam que “aprendemos muito sobre o cultivo e utilização correta das plantas para elaboração de medicamentos fitoterápicos”.

A excursão promovida pela cooperativa Cooperval de Erval Grande, Emater/RS-Ascar e contou como apoio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo (SDR). A Cooperval é beneficiária do Programa de Extensão Cooperativa, Programa da SDR executado pela Emater/RS-Ascar através de sete Unidades de Cooperativismo, conjuntamente com os escritórios municipais e regionais da Instituição.

A Cooperval, conjuntamente com a Emater/RS-Ascar, está desenvolvendo o Projeto Jovem Cooperativo a fim de promover o desenvolvimento rural sustentável das famílias e da cooperativa, qualificando o jovem rural neste processo. Para isso, conta com o apoio da Cresol, Sicredi, Crehnor, Banrisul, Banco do Brasil, Paróquia Nossa Senhora da Glória e da Prefeitura de Erval Grande.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais