Defesa Civil Municipal participa de Seminário Internacional em Santa Catarina

A coordenação da Defesa Civil Municipal participou do II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, realizado em Florianópolis/SC, entre os dias 13 e 14 de março. De Erechim, participaram o coordenador Natival de Freitas Junior e o adjunto Anderson Soliman. O evento contou com diversas palestras, apresentações e discussões sobre a gestão de riscos e desastres, inclusive com personalidades internacionais.

Entre os objetivos do evento estão comparar e analisar diversas políticas públicas – urbana, da saúde, educação e assistência social -, relacionadas com a Redução de Riscos e Desastres (RRD) no Brasil, na América Latina e no mundo. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Erechim, Natival de Freitas Junior, o evento também propôs analisar mudanças climáticas, com enfoque na questão dos migrantes e refugiados, experiências e lições sobre monitoramento e alertas prévios, verificar opções de desenvolvimento, resiliência e sustentabilidade, apresentar experiências exitosas e estudos de caso das Defesas Civis Municipais do país e refletir sobre a logística humana e a gestão de risco. “A apresentação dos temas e experiências relacionadas com o desenvolvimento da Defesa Civil e seu sistema nos vários níveis de atuação é muito eficaz na propagação de conhecimentos técnicos, potencializando a melhoria da gestão de riscos e desastres no Brasil. Portanto, os conhecimentos contribuirão também para o aprimoramento das ações de proteção e defesa civil, e assim tornando o município ainda mais eficiente na prevenção e resposta a desastres,” comenta.

O grupo ainda conheceu o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), na quinta-feira (15), que será inaugurado em maio, e sua nova estrutura de gerenciamento de riscos de desastres de Santa Catarina.

Comentários estão fechados.