Projeto Mate Brasil inicia ações com indústrias ervateiras do Alto Uruguai

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Visando aumentar e qualificar a produção sustentável e responsável da cadeia produtiva da erva-mate, o Projeto Mate Brasil, desenvolvido no Polo Ervateiro do Alto Uruguai pela Fundação Solidaridad Brasil com o envolvimento da Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria da Agricultura, Pecuária, e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Erva 20, Ibramate, Leão Alimentos e Bebidas e Coca-Cola Brasil, iniciou as ações com o 1º Encontro sobre Boas Práticas Agrícolas e Gestão da Propriedade Rural. O projeto contempla as indústrias ervateiras Ervalense, de Erval Grande, e Erva Boa, Tio Tomaz e Seiva Verde, de Áurea.

Participam dos encontros as indústrias, produtores e extensionistas dos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar de Erval Grande e Aurea. O primeiro encontro foi com a ervateira Ervalense, de Erval Grande, na terça-feira (18/02), no Clube Ervalense, com participação também de produtores de erva-mate do município, do gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, e do secretário municipal da Agricultura, Lauri Tessaro.

As capacitações no município de Áurea iniciaram-se nesta quarta-feira (19/02), na Associação dos Veteranos. Neste primeiro dia, o encontro foi com a indústria Erva Boa e produtores locais. Também estiveram presentes, o extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Valdir Zonin, vereadores, entre outras lideranças.

Prosseguem nesta quinta-feira (20/02), com a indústria Tio Tomaz, e encerram na sexta-feira (21/02), com a indústria Seiva Verde e produtores.

Orientações técnicas em pauta

O projeto envolve, inicialmente, 120 produtores que já entregam matéria-prima destinada à produção de Chá Mate Leão, produzido pela Coca-Cola. Durante os dois anos de duração do projeto serão ministradas capacitações técnicas e acompanhamento baseado nos princípios da agricultura sustentável.

A analista de campo da Fundação Solidaridad, Jéssica Tomasi, e o extensionista da Emater/RS-Ascar, Luiz Angelo Poletto, são responsáveis pelas orientações técnicas sobre a cultura nestes quatro encontros.

Jéssica explicou que a Solidaridad é uma organização que atua em diversos países desenvolvendo cadeias produtivas como algodão, cacau, cana de açúcar, laranja, entre outras. Neste ano inicia suas atividades com a erva-mate, por uma demanda específica da Coca-Cola. Segundo ela, o Projeto Mate Brasil será desenvolvido inicialmente na região do Alto Uruguai e, posteriormente, poderá ser estendido a outras regiões do Estado. Ela também observou que o produtor deve adotar um conjunto de práticas de manejo para aumentar a produtividade,

passando pela análise de solo e foliar, e adubação correta. “Com ervais plantados e tecnificados, a produção pode chegar a 20 toneladas por hectare”, garantiu.

Também foi disponibilizado um aplicativo para os produtores, que será utilizado como mais uma ferramenta na execução do projeto. Nele estão disponíveis informações do projeto e recursos para a gestão da propriedade. As instruções para seu uso foram apresentadas por Amanda Moura, da Solidaridad.

Poletto abordou o contexto da erva-mate na região do Alto Uruguai, com destaque para a produção dos ervais e incentivos através do Programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate, vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar. No momento, a produção é de 600 arrobas por hectare. De acordo com Poletto, a região do Alto Uruguai, principalmente os municípios envolvidos no projeto, pode dobrar a produção com adoção de práticas produtivas. Segundo ele, na região são cultivados 7.121 hectares. Também observou a importância da matéria prima para suprir novos mercados.

Destacou-se ainda, outras ações na área de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), como a implantação de roteiros, que envolvem os municípios de Barão de Cotegipe, Áurea e Erechim, entre outras.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais