1ª usina solar fotovoltaica de Erechim é a maior do norte gaúcho
Em 90 dias, o município deve inaugurar um dos maiores empreendimentos do Estado do Rio Grande do Sul de geração de energia renovável
A primeira usina solar fotovoltaica de Erechim está quase pronta. Dentro de 90 dias, toda esta estrutura moderna e inovadora, com capacidade de 1MVA de potência, 2224 placas solares fotovoltaicas, deve entrar em funcionamento, reduzindo em até 85% o consumo de energia da Prefeitura de Erechim. Essa é mais uma obra do programa Investe + Erechim, por meio da Secretaria de Administração.
Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, os investimentos na usina solar fotovoltaica passam de R$ 5 milhões, com recursos municipais, e nos próximos 90 dias deve entrar em funcionamento. “Devemos finalizar, até a semana que vem, a iluminação interna do terreno onde está a usina. Estamos trabalhando, também, na instalação da subestação, que depois de concluída, vamos iniciar a ligação das placas”, disse.
“Será a maior usina solar do norte gaúcho e a 6a de todo o Rio Grande do Sul. Com ela estamos inserindo Erechim noutro patamar de desenvolvimento sustentável e socioambiental, associado, também, a outras ações, como o Programa Municipal de Preservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais, que vai preservar, conservar e requalificar mais de 4 mil hectares de terras agrícolas, vegetação rios e nascentes”, observa o prefeito.
“Estamos sempre olhando o município de maneira abrangente e interligada, sem esquecer da preservação dos recursos naturais, buscando atender as demandas por infraestrutura, energia, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A usina solar fotovoltaica vai gerar economia, sustentabilidade, com fonte renovável, para os próximos 25 anos”, explica o prefeito.
Educação ambiental
A usina solar fotovoltaica de Erechim fica localizada na rua João Batista Cantelle Filho e, por ter sido projetada e implantada toda no chão, vai permitir a visitação dos estudantes da rede pública municipal. “Vamos mostrar para nossas crianças e jovens, através da educação ambiental, a importância de investirmos em fontes renováveis de energia para garantirmos um futuro para eles”, ressalta.
O maior programa de investimentos da história do município, o Investe + Erechim, vai entregar grandes obras neste ano, são elas:
Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara
UBS Escola do Bairro Progresso
Distrito Industrial Giácomo Madalozzo
Primeira etapa do Parque do Arvoredo
Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin
Sede do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA)
Usina solar fotovoltaica
Usina de asfalto quente
CRAS Itinerante
Farmácia Móvel
Iluminação de LED
Pavimentação da Avenida Tiradentes
Revitalização do Parque Natural Municipal Longines Malinowski