Inaugurada usina de R$ 60 milhões

Guilherme Kessler, Alisson Minozzo, Iloir de Pauli, Odacir Klein, Alderi do Prado, Leocarlos Giradello, Nícola Linú e Alfeu Strapasson

A Usina Termelétrica São Sepé já é uma realidade. O empreendimento que recebeu investimento total de R$ 60 milhões foi inaugurado no dia 18, com a presença de cerca de 500 convidados.

A usina tem potência instalada de 8 MW com capacidade de gerar 56 milhões de kW/h/ano a partir da queima da casca de arroz. Por ano as arrozeiras devem entregar 70 mil toneladas de casca provenientes de oito municípios da região de São Sepé

O empreendimento tem como acionistas as cooperativas Creral de Erechim e Ceriluz de Ijuí, e mais as empresas: Erechim Energia, BR Energia de Porto Alegre, Minozzo Participações de Nova Prata e Energia 203 de Santa Maria.

As autorizações para entrada em teste e de conexão ao sistema interligado nacional já foram emitidas pela Aneel e pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).  A Licença de operação também foi emitida pela Fepam, o que possibilita a entrada em operação comercial a partir de 1° de janeiro de 2019.

Solenidade

Dois momentos marcaram a entrega oficial do empreendimento em São Sepé. Primeiro, autoridades, associados, empresários e convidados visitaram as instalações da usina, após foi feito o descerramento da fita inaugural. Depois, a confraternização aconteceu no CTG Índio Sepé.

Em um breve histórico o diretor-presidente da Creral, Alderi do Prado, enfatizou a parceria desde as primeiras reuniões, em 2013, as fases do projeto e da construção. Em nome dos investidores Alderi, agradeceu a receptividade dos empresários das arrozeiras que acreditaram e assumiram o compromisso em fornecer a casca de arroz, e também agradeceu o apoio do prefeito Leocarlos Girardello que não mediu esforços para que a termelétrica fosse instalada no município. “Quem ganha com isso é São Sepé e região, pois além de gerar emprego e dar um destino correto a casca de arroz, a energia gerada pela usina vai ser consumida localmente, ampliando a oferta de energia e podendo atrair novos investimentos”, concluiu.

Representando o governo do estado, o secretario da agricultura e pecuária, Odacir Klein, fez a entrega da Licença de Operação (LO).

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais