UFFS irá liderar projeto sobre agroecologia no Alto Uruguai gaúcho

Serão realizadas ações de diagnóstico de experiências, intercâmbio de agricultores e de formação, visando a promoção da agroecologia e da produção orgânica

Realizar ações para a manutenção e o fortalecimento do Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai Gaúcho (NAAU), integrando ensino, pesquisa e extensão: este é o objetivo principal de um projeto liderado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que acaba de ser contemplado com um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Educação (MEC) e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Ulisses Pereira de Melo, serão realizadas “ações de diagnóstico de experiências, intercâmbio de agricultores e de formação, visando a promoção da agroecologia e da produção orgânica nos 32 municípios da região do Alto Uruguai”.

“O projeto visa consolidar a agroecologia na região através de duas frentes fundamentais: conhecer melhor as experiências alternativas regionais e, ao mesmo tempo, capacitar técnicos e estudantes para atuarem nessa importante área”, aponta o docente da UFFS. O projeto tem duração de 48 meses e terá início em janeiro de 2018.

Além da UFFS – Campus Erechim, também participam a UFFS – Campus Passo Fundo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão, Emater/RS, Sutraf, Instituto Educar/MST, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e Centro Tecnologias Alternativas Populares (Cetap).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais