Dor lombar afeta 90% das pessoas

Aberta na tarde desta segunda-feira, 18, a XVII SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da URI. A primeira palestra contou com a presença da Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Janesca Mansur Guedes, que falou sobre a relação entre a dor lombar e o trabalho.

Segundo a professora, as pesquisas em todo mundo mostram que 90% das pessoas que trabalham têm dores lombares. E as razões são simples: má postura, estresse, sedentarismo, sobrepeso, má alimentação e falta de um sono reparador, entre outras.

Conforme Janesca, é possível reverter essa situação realizando atividades físicas de acordo com o gosto de cada um, sempre com orientação de um educador físico; fazer terapia comportamental; reduzir o estresse; ter uma alimentação adequada, evitando principalmente o consumo de açúcar e álcool; não fumar; evitar o sobrepeso; e ter uma melhor qualidade no sono.

A Tenda da Saúde, uma tradição na SIPAT, neste ano irá ao encontro dos funcionários e professores. Por isso, nesta terça, quarta e quinta-feira, à tarde, as ações serão desenvolvidas em locais previamente agendados, tanto no câmpus I quanto no câmpus II. A programação encerra na sexta-feira com uma palestra sobre medicina do trabalho, com o médico Luiz De Luca.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais