Curso de Pedagogia da UFFS apresenta mais de 20 experiências realizadas em municípios da região

Acadêmicos socializarão no dia 26 os resultados dos estágios desenvolvidos em escolas de Educação Infantil

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim realiza, no dia 26 de novembro, o Seminário Socializador dos Estágios de Educação Infantil. Acadêmicos da turma de 2015 apresentarão 21 experiências desenvolvidas em escolas dos municípios de Erechim, Estação, Getúlio Vargas, Gaurama, Marcelino Ramos e Aratiba.

Os estágios foram orientados pelas professoras Flávia Burdzinski de Souza e Adriana Loss. De acordo com Flávia, os estágios são momentos de diálogo entre acadêmicos e comunidade, necessários também para que se efetive ações de pesquisa e de extensão. “Neste processo vamos nos constituindo enquanto Universidade, aprendendo e traçando outros caminhos formativos para o curso de Pedagogia”, diz a docente. “Penso ser uma troca recíproca, pois quando a escola aceita receber um estagiário, também mostra abertura para aprender em conjunto.”

Conforme a professora da UFFS, os estágios também se caracterizam como espaços formativos para a constituição da docência, para refletir sobre a realidade de atuação profissional, realizar observações críticas, criativas e atentas que possam mobilizar saberes e estratégias, de modo a atender a necessidade das crianças e da comunidade escolar.

“São momentos que mobilizam a escola na qual o estágio está sendo realizado a repensar, reavaliar e construir outras propostas educativas que atendam aquilo que estudamos e debatemos na Universidade, principalmente em relação ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que enfatizam a criança como centro do planejamento educativo”, diz.

As socializações dos estágios são abertas para toda a comunidade acadêmica e também regional. Elas ocorrem no Auditório do Bloco A, das 15h30 às 22h.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais