Mário Lanznaster: um dos maiores líderes cooperativistas do Brasil

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos e engenheiro agrônomo Mário Lanznaster destacou-se como uma das maiores lideranças cooperativas do País.

LIDERANÇAS LAMENTAM PERDA

A morte do líder cooperativista comoveu lideranças de todo o Brasil. A Prefeitura de Chapecó e o Governo de Santa Catarina decretaram luto oficial de três dias “considerando os relevantes serviços prestados e sua destacada participação na vida pública catarinense”.

A vice-governadora Daniela Reinehr lamentou a morte de “um verdadeiro exemplo para todo o País e para o mundo inteiro”. “Dr. Mário teve um papel fundamental e indelével em todo o processo que transformou a produção de proteína animal e o cooperativismo no que temos hoje. Ele fez história”, destacou.

“Lanznaster nos deixa o exemplo da dedicação ao trabalho, liderou com bravura o empreendimento cooperativo que administrou, colocando-o entre os maiores conglomerados do setor alimentício brasileiro”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ao lamentar o ocorrido.

“Lanznaster nos deixa o exemplo da dedicação ao trabalho, liderou com bravura o empreendimento cooperativo que administrou, colocando-o entre os maiores conglomerados do setor alimentício brasileiro”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ao lamentar o ocorrido.

Bancada do Oeste da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) afirmou que “Mário Lanznaster ganhou o respeito e a admiração catarinense e nacional como cooperativista, tendo ocupado as mais distintas funções e cargos na área”.

Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) emitiu nota ressaltando que o “líder empresarial deixa um legado de compromisso com o desenvolvimento econômico de Santa Catarina”.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, sublinhou que “Lanznaster teve papel fundamental no crescimento e na profissionalização das atividades agrícolas e pecuárias, permitindo a elevação da qualidade de vida das famílias rurais”.

Waldemar Schimitz, vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), manifestou reconhecimento ao “legado e ao espírito empreendedor e cooperativo de Lanznaster”.

José Antônio Ribas Junior, presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), e Irani Pamplona Peters, presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (SINDICARNE) e da Associação das Indústrias de Carnes e Derivados em Santa Catarina (AINCADESC) lamentaram o falecimento e afirmaram que “Lanznaster foi e será sempre uma referência no agronegócio”. “Perde a família Lanznaster, perde a família Aurora, perde o agronegócio, perde Santa Catarina e perde o Brasil”, grifam em nota.

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) enalteceu o “legado da família Lanznaster e o trabalho de todos que fazem parte do grupo Aurora, diante de sua relevante contribuição para o desenvolvimento do Estado e do País”.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, lamentou a perda de uma “liderança no sentido mais amplo da palavra”. “Nos deixa órfãos da sua capacidade moral e intelectual”, afirmou.

Elio Casarin, presidente da Cooper A1afirmou que a perda é irreparável para o setor. “Com competência, seriedade, e muito respeito, ele exerceu com maestria sua liderança, deixando um grande legado ao cooperativismo e agronegócio brasileiro”.

Sociedade Amigos de Chapecó (SACH) prestou homenagem em nota oficial ao citar Lanznaster como “cidadão, companheiro, amigo, parceiro e exemplo de ser humano”.

UMA VIDA DE CONQUISTAS

Nasceu em 30 de junho de 1940 no município catarinense de Presidente Getúlio. Casou-se com Edirce com quem tem quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana, além de seis netos. Foi suinocultor e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984. Especialista em suinocultura tendo atuado como jurado em exposições regionais, nacionais e internacionais. Também era proprietário há 40 anos da Granja Master, na Linha Simoneto, município de Chapecó.

Mário Lanznaster era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967) e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975).

Cursou MBA em Gestão Empresarial para Dirigentes de Organizações do Sistema de Agronegócio e Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas e Banco do Brasil (2000).

No sistema cooperativista, sua trajetória foi marcada pela liderança e reconhecida pelo desenvolvimento. Além de presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos desde 2007, Lanznaster também presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa) por 12 anos, foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) como representante do setor agropecuário (1988 a 1993) e atuou como vice-presidente de Assuntos Estratégicos do Agronegócio da FIESC desde 2009.

O dirigente também atuou como conselheiro de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) de 2004 a 2007 e conselheiro Fiscal da Federação das Cooperativas do Estado de SC (Fecoagro) entre 2008 e 2012.

Além de comandar importantes agroindústrias, Lanznaster contribuiu pessoalmente para o desenvolvimento econômico regional. Na presidência da Sociedade Amigos de Chapecó em 1974, atuou ao lado das lideranças locais para viabilizar importantes obras e inovações para a região Oeste.

Sua atuação em vários setores trouxe reconhecimento dentro e fora do Estado. Foi condecorado com comenda de Mérito Empresarial Carl Franz Albert Hoepcke, em Sessão Solene de Outorga na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em Florianópolis/SC em 2006; recebeu outorga de Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina do sistema FIESC em 2006; título de Cidadão Honorário de Chapecó (2004), Quilombo (2001) e Xaxim (2013); conquistou comenda da Ordem do Mérito Nacional da Indústria concedido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2015 e foi eleito Personalidade de Vendas pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC) em 2018.

LÍDER COOPERATIVISTA

Em 31 de janeiro de 2019, Lanznaster foi reeleito pela terceira vez como presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos para o mandato de mais quatro anos. O dirigente ingressou no cooperativismo em 1974 atendendo a um convite do fundador da Aurora, Aury Luiz Bodanese, que buscava, visionariamente, qualificar as cooperativas para o desafio do mercado, capacitando seus assessores, técnicos e gestores.

A vinculação de Lanznaster ao cooperativismo completou 46 anos, período em que atuou como assessor e diretor da Aurora e da Cooperalfa. Participou e contribuiu ativamente com o crescimento dessas duas grandes sociedades cooperativas. As trajetórias das duas instituições, às quais Lanznaster esteve diretamente ligado, representam a expansão empresarial e também a elevação da qualidade de vida da família rural, condição aferida pelo crescimento da renda e pela incorporação de bens de produção e de consumo tecnológicos.

Na Aurora Alimentos, a liderança do presidente conduziu a Cooperativa a uma marca formidável, tornando-se uma comunidade produtiva formada por mais de 100 mil famílias espalhadas por cerca de 300 municípios brasileiros. É o terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes e a 75ª maior empresa do Brasil segundo o ranking “As melhores & maiores” da Revista Exame.

São mais de 33 mil empregados diretos da Aurora, 66 mil famílias rurais cooperadas que formam a base produtiva no campo e 10.200 colaboradores das 11 cooperativas agropecuárias que a constituem: Cooperalfa, Cooper A1, Copercampos, Copérdia, Auriverde, Cooperitaipu, Cooasgo, Coopervil, Cocari, Coolacer e Caslo.

A Aurora encerrou 2019 com uma receita operacional bruta de R$ 10,9 bilhões (elevação de 20% em relação a 2018) e sobras da ordem de R$ 543 milhões.

Por MB Comunicação

 

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais