Escola da URI comemora Semana Olímpica

      A URI, através do Curso de Educação Física e da Escola de Educação Básica, está comemorando desde segunda-feira, 17, a Semana Olímpica, cujo Dia Olímpico é comemorado em 23 de junho em vários países cujos Comitês Olímpicos Nacionais são vinculados ao COI (Comitê Olímpico Internacional), inclusive o Brasil. A data marca o aniversário da fundação do COI e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o planeta.

        No Dia Olímpico são desenvolvidas atividades para a comunidade, proporcionando a descoberta de valores como a autoconfiança, a responsabilidade, o respeito às regras e aos adversários e o trabalho em equipe. No Brasil, a Corrida do Dia Olímpico faz parte das comemorações da Semana Olímpica, um conjunto de atividades esportivas e culturais promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro. No Brasil, em 23 de junho também se comemora o Dia Nacional do Esporte.

        A data também é uma homenagem a Pierre de Coubertin, o pai dos heróis olímpicos. E foi com essa temática que a Escola de Educação Básica e o Curso de Educação Física da URI Erechim abriram na segunda-feira, no início da tarde, na Praça da Cultura, a Semana Olímpica na Universidade. O evento contou com a presença de alunos e professores da Escola e acadêmicos e professores do Curso de Educação Física.

        A programação teve início com o hasteamento das bandeiras, realizado pelos alunos da Escola Básica, Rafael Benassi, Cláudio Kitamura Jr, Rafaela Dias, Caroline Chaves e Julia Galli. Rafaela Dumke, do 3º ano do Ensino Médio, explanou sobre o que significa ser aluno de uma Escola Pierre de Coubertin. Também foi realizado o Juramento Olímpico conduzido pelo professor da Escola Básica, Bruno Felipe Asssoni Faleiro.

        O professor da Escola Básica, Edenir Serafini, ressaltou a importância da Semana Olímpica que é um dos subprogramas do Programa de Educação Olímpica da URI Erechim. “A Semana Olímpica oportuniza à comunidade escolar experiências no sentido de difundir e fortalecer os Valores Olímpicos. Os alunos participam ativamente das atividades refletindo sobre suas tomadas de decisões objetivando serem as mais assertivas e corretas”.

        O professor José Luis “Nino” Dalla Costa, do Curso de Educação Física, destaca o reconhecimento à nível nacional e internacional do Programa de Extensão Universitária em Educação Olímpica, institucionalizado em 2011. “O Programa de Educação Olímpica da URI Erechim obteve inicialmente um reconhecimento do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, por meio de seu Presidente Professor Nelson Todt.

        O esforço conjunto entre a Universidade e o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin resulta em possibilidades de participações de alunos e professores da Escola Básica e acadêmicos e professores do Curso de Educação Física em eventos nacionais como o Fórum de Estudos Olímpicos e eventos internacionais como o encontro das Escolas Pierre de Coubertin que acontecerá em Mâcon – França, de 24 a 31 de agosto deste ano.

        Pela primeira vez também a Instituição estará representada na 13ª Sessão Internacional de Educadores de Instituições de Ensino Superior de Educação Física. O evento, organizado pela Academia Olímpica Internacional (AOI), vai acontecer em sua sede, em Olímpia antiga, na Grécia, de 1º a 7 de julho próximo.

Comentários estão fechados.