As pré-candidaturas inéditas a deputado Federal

Os meios políticos de Erechim e região estão vivendo um momento diferente ao das ultimas décadas, quando havia uma verdadeira falta de candidatos a deputados federais. Os únicos três candidatos nos últimos 20 anos foram Ivar Pavan (PT), Valdomiro Fioravante, primeiro pelo PT e depois pelo PSB, e Adacir Carlotto (PSDB). É muito pouco e aí talvez se explique o motivo de a nossa cidade e região estar vivendo uma verdadeira crise de falta de representatividade política, que tem reflexo direto na nossa economia.

Agora, apenas nos últimos meses já tivemos o pré-lançamento de quatro candidaturas, só na última semana foram duas. Na quinta-feira, 10, foi a vez do jovem e quase desconhecido no meio político regional, Carlos Pomagerski lançar sua pré-candidatura pelo Partido Progressista. Pomagerski será o primeiro candidato a deputado federal pelo partido de Erechim e do Alto Uruguai desde a fundação da sigla. A legenda já teve nomes muito fortes na região, um dos exemplos é o do ex-prefeito Eloi Zanella.

No último sábado 12, foi a vez da vereadora, Sandra Picoli, fazer o pré-lançamento de sua pré-candidatura a deputada federal pelo PCdoB. Sandra será a primeira mulher candidata deputada federal de nossa região e também o PCdoB daqui terá a primeira candidatura à Câmara Federal.

No mês passado foi a vez do PPS fazer pré-lançamento de candidatura a deputado federal, com o ex-prefeito de Áurea, Ito Muller, fazendo com que o partido pela primeira vez tenha uma candidatura da região à Câmara Federal. Em março o MDB de Erechim fez o pré-lançamento do ex-prefeito, Paulo Alfredo Polis, como candidato a deputado federal. Sendo que o MDB pela primeira vez terá um candidato originalmente de Erechim. O partido foi considerado ao longo de muito tempo como o maior de nossa cidade e da região, com muitas lideranças fortes, um dos exemplos é o ex-prefeito, Antônio Dexheimer, hoje no PSD.

Ainda falta acontecer o pré-lançamento da candidatura do vereador, André Jucoski, pelo PDT, que também terá pela primeira vez uma candidatura daqui. Outro que está pensando muito se será candidato é o empresário Adacir Carlotto, hoje no PHS. Seria o primeiro do partido, ainda um pouco desconhecido na região.

Por Egidio Lazzarotto

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais